A Prefeitura de Manaus avança em mais uma frente importante da saúde pública. Nesta segunda-feira, 6/10, o prefeito David Almeida anunciou, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), zona Centro-Sul, o reforço dos serviços municipais com novos investimentos voltados à média e alta complexidade, ampliando o acesso da população a 12 mil cirurgias e 6 mil exames especializados.
Os recursos são provenientes de emendas parlamentares de autoria do senador Omar Aziz, do deputado federal Silas Câmara e do deputado federal licenciado, Saullo Vianna.
“Recebemos recursos de emendas parlamentares, emenda de bancada de autoria do senador Omar Aziz, do deputado Saullo e do deputado Silas. Agora, a nossa equipe de saúde vai avançar para a média e alta complexidade com a ajuda desses recursos”, destacou o prefeito.
Com os novos aportes, a prefeitura vai realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas, incluindo procedimentos de catarata, e 6 mil exames de endoscopia e colonoscopia, além de ampliar a oferta de ecocardiogramas, testes ergométricos e exames histopatológicos. Parte desses procedimentos já está em fase de licitação e será iniciada nos próximos meses.
“Nós temos recursos de emenda parlamentar que vamos usar para ajudar Manaus a diminuir a fila de espera do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação). É a prefeitura trabalhando também com média e alta complexidade na saúde”, reforçou David Almeida, ao agradecer o apoio dos parlamentares. “Esses recursos vão ajudar a melhorar a vida de 12 mil pessoas com cirurgias de catarata e mais 6 mil pessoas com exames de endoscopia e colonoscopia.”
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que o avanço representa um marco na estruturação da rede municipal. “A prefeitura, que é responsável pela atenção primária, decide agora, por determinação do prefeito, avançar para a média complexidade. Já temos algumas ações nesse nível, mas, com esses novos recursos, poderemos realizar cirurgias de catarata, carnosidade e exames diagnósticos como endoscopia, colonoscopia e histopatológico”, afirmou.
Shádia destacou ainda que o foco é reduzir o tempo de espera no Sisreg e garantir atendimento a quem aguarda por procedimentos eletivos.
“Buscaremos as pessoas que aguardam na fila do Sisreg por esses procedimentos e, diante do congestionamento da rede, iremos avançar e chamá-las para o atendimento”, completou.
David Almeida ainda adiantou que uma nova grande notícia sobre o Hospital Municipal Dia será divulgada em breve. “Boas notícias para a saúde de Manaus. A prefeitura, que tem por responsabilidade a saúde básica, vai avançar para a média e alta complexidade. E fiquem ligados, vem aí uma grande novidade sobre o Hospital Municipal Dia”, concluiu David Almeida.
Redução da fila do Sisreg
O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) é a plataforma utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e controlar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. Por meio dele, a Semsa acompanha as demandas e define o encaminhamento dos pacientes conforme a disponibilidade de vagas e critérios clínicos. Com os novos recursos anunciados, a Prefeitura de Manaus vai conseguir agilizar o atendimento e reduzir significativamente a fila de espera, garantindo mais eficiência e transparência na marcação dos procedimentos.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito