Ferramenta da Defesa Civil Nacional será demonstrada neste sábado (20) em 28 cidades da região, marcando o início da operação do sistema
Brasília (DF) – Com 120 mil habitantes, o município de Santana, no Amapá, será uma das 28 cidades da região Norte que receberão, no próximo sábado (20), uma demonstração do Defesa Civil Alerta, nova ferramenta de envio de alertas em casos de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional. Situada às margens do rio Amazonas, Santana registra ocorrências de temporais e inundações, como explicou o prefeito, Sebastião Bala Rocha. “Quando temos registros de inundações, as pessoas precisam sair de suas moradias, perdem seus bens. Além disso, estamos em período de estiagem, com incêndios florestais, e o fogo pode chegar muito próximo das casas. Portanto, essa ferramenta será muito bem-vinda”, afirma.
A população receberá mensagens de texto e avisos sonoros simulando situações reais. A ação marca o início da operacionalização da nova tecnologia no Norte do Brasil, que já está disponível nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, para proteger as pessoas e salvar vidas.
Para o prefeito, o Defesa Civil Alerta terá grande impacto em toda a região Norte. “O povo do Norte recebe essa novidade com muita gratidão e esperança de que os desastres tenham uma repercussão menor. É claro que todo desastre gera consequências graves, mas, quanto mais preparados estiverem os sistemas de defesa civil nacional, estadual e municipal, mais vidas iremos salvar”, completa.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressalta que o Brasil está entre os poucos países que contam com um dos maiores sistemas de alerta precoce do mundo. Uma iniciativa cada vez mais necessária. “Dos últimos anos, os eventos climáticos foram mais desafiadores, têm sido mais frequentes e também mais intensos. Isso tem gerado desafios maiores para toda política pública. Essa ferramenta foi criada para que o aviso chegue antes que o perigo alcance você. Nosso compromisso é salvar vidas, garantindo que a população receba alertas em tempo hábil para agir com segurança”, destacou o ministro Waldez Góes.
O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco iminente. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito. A abrangência depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
Confira os municípios que receberão alertas de demonstração no sábado (20):
Amapá: Santana, Macapá, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho;
Amazonas: Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba;
Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão;
Pará: Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí;
Roraima: Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza;
Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã;
Rondônia: Porto Velho, Ji Paraná, Ariquemes e Vilhena.