No dia em que se celebra 1.000 dias de gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, nesta quarta-feira, 27/9, a escola municipal Ulisses Guimarães, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. A estrutura, que atende estudantes das turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, é a 333ª unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregue à população, que há 12 anos aguardava por uma reforma.
Durante a inauguração, o chefe do Executivo municipal frisou a importância do trabalho realizado na reforma das estruturas educacionais.
“Assim como estamos entregando aqui no Novo Aleixo, nós fazemos em toda Manaus. Não entramos em uma escola para fazer apenas uma pintura, nós entregamos uma nova estrutura para os nossos alunos e, das entregas que estamos fazendo para melhorar as estruturas educacionais, queremos melhorar também os índices dos alunos para que a gente possa avançar na qualidade do ensino da nossa cidade”, assegurou Almeida.
As obras na unidade de ensino iniciaram em dezembro de 2022. A escola passou por reforma e ampliação, como o refeitório, que tinha capacidade para atender apenas 400 alunos e agora passa a atender os 1.036 estudantes matriculados na escola.
Para atender os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a escola dispõe de 11 banheiros, sendo quatro masculinos e feminino e ainda três para PcDs, 14 salas de aula, Centro de Tecnologias Educacionais (CTE) e Sala de Recurso.
“Nós queremos entregar cada vez mais essa qualidade, esse respeito, essa dignidade nas questões estruturais e pedagógicas. Nós estamos preparando cidadãos melhores, oportunidades, menos diferenças sociais e levando as nossas crianças a acreditarem que é possível sim ter um futuro melhor, e só é possível através da educação”, pontuou a titular da Semed, professora Dulce Almeida.
Nova Estrutura
A unidade de ensino recebeu pintura geral, troca da cobertura, paisagismo, instalação de coifa na cozinha e execução de abrigo de gás. A instalação da rede elétrica também foi totalmente substituída, assim como as luminárias, forro, louças e revestimentos.
A cozinha foi ampliada com sala de frios, depósitos de alimentos e paneleiro, também foram construídos banheiros masculinos, femininos e para Pessoas com Deficiência (PcDs). A área administrativa também recebeu novos espaços, como a sala do gestor, sala da secretaria, biblioteca, sala pedagógica, depósito pedagógico, sala de arquivo e banheiros.
— — —
Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação/ Semed