A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta segunda-feira, 27/11, o 1 ° Workshop de Práticas Formativas com uso das Tecnologias. O evento tem como objetivo apresentar à sociedade as boas práticas pedagógicas utilizadas no ano de 2023 em unidades de ensino do Município de Manaus.
A ação aconteceu no auditório da unidade 5 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizada no bairro Chapada, zona Centro-Sul.
A ação foi coordenada pelos assessores de tecnologia das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. Segundo uma das responsáveis pelo evento, a coordenadora de tecnologia da Divisão Distrital Norte, Kelly Ojopi, o objetivo da ação foi socializar práticas exitosas e diferenciadas de professores da rede municipal que usam a tecnologia como ferramenta pedagógica para dinamizar a forma de ensinar.
“O principal objetivo deste Workshop é fazer uma socialização dos projetos pedagógicos nas escolas do município com o uso das tecnologias, aqueles projetos mais relevantes, os que foram finalizados com sucesso no decorrer deste ano letivo”, afirmou Kelly.
Durante o evento, coordenadores dos Centros de Tecnologia da Semed apresentaram projetos que estão mudando o padrão de ensinar de Manaus com a chamada “Educação 4.0”, modelo esse que possibilita que o aluno seja protagonista do seu conhecimento e que aprenda participando das aulas, ou seja, literalmente colocando a “mão na massa”.
Um dos projetos socializados foi o do professor Eder Soares, coordenador de tecnologia da Escola Municipal Antônio Morais, executado com o tema “Construindo um mundo com letras: uso do diorama no estilo minecraft para alfabetização”. O projeto foi realizado desde abril e envolveu cerca de 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental.
“O projeto tem a finalidade de ajudar crianças do 1º ano e do projeto “Alfabetiza Manaus” com dificuldade de alfabetização e de aprendizagem, por meio da prática de um jogo lúdico. Ele cria possibilidades de aprendizagem que fogem do convencional, ou seja, daquele jeito tradicional de ensinar”, disse o professor.
Outro projeto exposto foi do coordenador de tecnologia, Vivaldo Oliveira Júnior, da Escola João Valente, localizada no bairro Betânia. O tema deste projeto é “Trabalhando o reforço escolar com auxílio da plataforma super ensino no apoio ao Saeb” na escola municipal.
O projeto envolveu cerca de 500 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
— — —
Publicado em – https://bit.ly/3GooDko
Texto – Emerson Santos/ Semed