A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está promovendo um curso de atualização para a equipe técnica responsável pelos semáforos da cidade. A capacitação, que ocorre no Centro de Controle Operacional (CCO), zona Oeste, tem como foco o domínio das novas funcionalidades do sistema inteligente de semáforos, que já abrange 47% dos 278 cruzamentos semafóricos da capital.
A ação, coordenada pelo diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, é parte do plano de modernização da mobilidade urbana da gestão municipal.
“Estamos atualizando nossos técnicos para que possam operar, fazer manutenção corretiva e preventiva diretamente da central, sem precisar se deslocar até os cruzamentos. Isso aumenta nossa capacidade de resposta e traz mais agilidade ao serviço prestado à população”, destacou Guedes.
Ministrado pelo técnico Davi Smith, da empresa New Tesc, responsável pela tecnologia empregada, o treinamento aborda as atualizações da plataforma, incluindo diferenças entre os sistemas antigos e novos, novas funcionalidades e uso otimizado dos equipamentos.
O técnico de semáforo Paulo Dantes, com 35 anos de atuação, ressaltou a transformação nos processos após a implementação da central inteligente. “Antes, levávamos até 40 minutos para resolver um problema de queda de corrente. Hoje, com o sistema remoto, esse tempo caiu para um minuto e 15 segundos. É um avanço enorme em termos de eficiência, custo e deslocamento”, afirmou.
Com essa medida, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com uma cidade mais conectada, segura e eficiente para motoristas e pedestres.
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Foto – Karol Costa/IMMU