Com foco nas necessidades dos estudantes com diabetes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 11/11, o “Ciclo de Palestras sobre Diabetes”, na rede municipal. A ação faz parte da Semana de Prevenção ao Diabetes, que ocorrerá nas escolas da rede municipal de Manaus.
O objetivo é sensibilizar sobre os cuidados, adaptações e ações de acolhimento que garantam um ambiente escolar mais inclusivo, seguro e saudável para todos os alunos. A palestra aconteceu no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, zona Centro-Sul, e contou com a participação de subsecretário, diretores de setores da Semed e comunidade escolar.
A ação conta com o apoio da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), no âmbito do Programa “Minha Escola Saudável”, e em conformidade com a Lei nº 2.443, de 29 de maio de 2019, que institui a Semana de Prevenção e Combate ao Diabetes nas escolas da rede municipal de Manaus.
Na ocasião, o subsecretário de Gestão Escolar da Semed, professor Dalmir Salazar, destacou que a educação em saúde deve ser contínua e integrada às práticas pedagógicas, especialmente por se tratar de uma doença que pode afetar o desempenho e o bem-estar dos alunos. “Promover hábitos alimentares saudáveis e incentivar a prática de atividades físicas são atitudes fundamentais para prevenir o diabetes e melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, pontuou o subsecretário.
Durante a programação, os participantes acompanharam uma palestra ministrada por uma médica pediatra, seguida pelas apresentações de uma nutricionista e de um profissional de Educação Física. A presença desses especialistas foi essencial para oferecer uma abordagem integrada sobre diabetes, contemplando desde os cuidados médicos até a importância de uma alimentação equilibrada e da prática regular de atividades físicas no controle da doença.
A médica pediatra da Semsa, Jackeline Alves, destacou a importância da parceria entre a Semsa e a Semed. “O programa existe desde 2021 e leva para as escolas ações de prevenção, orientação e acompanhamento sobre doenças como o diabetes e a obesidade. Essa parceria é essencial, porque a escola é um espaço de aprendizado e também de formação de hábitos”, explicou a médica.
De acordo com o diretor da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Luiz Oliveira, é fundamental que a pasta realize ações voltadas à conscientização durante a Semana de Prevenção e Combate ao Diabetes nas escolas municipais da capital. “Hoje realizamos uma ação importante na Semed, reunindo alunos, pais e gestores para compartilhar informações sobre prevenção e controle do diabetes”, afirmou o diretor.
Diabetes mellitus
O diabetes mellitus é uma condição crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, decorrente de uma deficiência na produção ou na ação da insulina, hormônio responsável por regular o metabolismo da glicose no organismo.
Entre os principais tipos da doença, destacam-se: diabetes tipo 1, geralmente se manifesta na infância ou adolescência e está associado a fatores autoimunes, que levam o organismo a atacar as células produtoras de insulina; diabetes tipo 2, o tipo mais comum, frequentemente relacionado a fatores de risco como sobrepeso, alimentação inadequada e sedentarismo.
No dia 14, haverá ações envolvendo toda a rede municipal, com atividades físicas, lúdicas, entre outros, e no domingo, dia 16, será realizada a 1ª Caminhada Azul, a partir das 7h30, na avenida Getúlio Vargas, Centro.
Compartilhe Saúde
Uma cartilha foi elaborada pela equipe Semed para informar e conscientizar sobre o diabetes. O objetivo é compartilhar com toda a comunidade escolar e ajudar a promover o bem-estar e a prevenção.
A cartilha: “Diabetes Mellitus nas Escolas” pode ser acessada pelo site da Semed: https://acesse.one/cartilhadiabetesmellitus.
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Foto – Eliton Santos/Semed




