A fim de melhorar o fluxo da merenda escolar nas unidades da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus desenvolve um método padronizado para que as mais de 500 escolas da rede recebam o mesmo cardápio, levando em consideração os fatores como quantidade de alunos, de turmas e da logística para chegar em cada unidade de ensino.
As orientações do novo formato da merenda escolar são repassadas aos gestores escolares por equipes de técnicos do setor de alimentação escolar, da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta terça-feira, 11/7, as reuniões foram destinadas aos diretores da Divisão Distrital Leste 2 e da Oeste.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, é preciso modernizar o fluxo de distribuição da merenda escolar na rede municipal de ensino.
“Somos uma rede, então temos que pensar e agir como Semed. Então, precisamos modernizar a entrega dessa merenda escolar, para que de fato se crie um padrão, para que todas as escolas recebam a merenda escolar na mesma proporção e qualidade que todas as outras”, explicou a secretária.
O diretor do Departamento de Suprimento e Logística (Deslog), da Semed, tenente Willian Dias, disse que o novo fluxo foi pensado a partir das necessidades e realidades apresentadas pelos próprios gestores escolares. O responsável da alimentação frisa ainda que esse procedimento não está fechado e essas reuniões são justamente para compartilhar o que já foi pensando e, ao mesmo tempo, servem para melhorar ainda mais o trabalho, ouvindo os gestores.
“Essas mudanças são para positivar e melhorar ainda mais esse fluxo da merenda escolar. E essa interação é justamente para trocar ideias, ouvir gestores, porque essas ideias fazem parte de um processo para que possamos resolver de vez alguns problemas que ainda existem na merenda escolar”, afirmou.
Para a gestora da escola municipal Zenir Pinto Pedroso, Tazyane Lima, nesse momento de mudança, é muito importante esse encontro com liberdade para ter uma conversa, inclusive com a secretária Dulce.
“É um momento importante estar com a secretária aqui, ouvindo nossas demandas em relação à merenda. Hoje as escolas terão um cardápio unificado, a atenção dada à questão é muito importante. Foi um momento de agregar, onde nós ouvimos sobre as alterações e pudemos interagir também”, completou Tazyane.
— — —
Texto – Divulgação / Semed