A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou, na quarta-feira, 20/8, a implantação de uma nova sinalização vertical com 28 placas de atrativos turísticos. O objetivo é orientar moradores e visitantes sobre a localização dos principais pontos de interesse da capital, identificando e direcionando para espaços de relevância cultural e histórica.
As placas estão distribuídas estrategicamente pelo centro histórico e em importantes avenidas da cidade, como Getúlio Vargas, Luís Antony, Ferreira Pena, 7 de Setembro, Epaminondas e Simão Bolívar. Entre os atrativos contemplados estão o Teatro Amazonas, o mirante Lucia Almeida, além das praças do Congresso, da Polícia e da Saudade. A iniciativa, além de informar motoristas e pedestres, alia mobilidade à valorização do patrimônio turístico local.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Júnior, destacou a importância do projeto. “Com a implantação dessas placas, além de garantirmos mais organização ao tráfego, estamos oferecendo informações claras para que moradores e visitantes possam se deslocar com mais facilidade, eficiência e conhecer melhor os atrativos turísticos de Manaus”, afirmou.
Intervenções
Além da sinalização turística, a prefeitura também seguiu, nesta quarta-feira, o cronograma de melhorias viárias em diferentes bairros da cidade. No Aleixo, a avenida André Araújo recebeu pinturas de aspersão simples seccionada e contínua. No Crespo, a avenida Silves foi contemplada com o mesmo serviço. Já na Ponta Negra, a avenida Frederico Baird recebeu a execução de linhas acrílicas de bordo e seccionadas.
O centro da cidade concentrou a maior parte das intervenções. Na avenida Getúlio Vargas, foram implantadas faixas de pedestres e linhas de retenção em cruzamentos com as avenidas Leonardo Malcher, Ramos Ferreira e 7 de Setembro, além das ruas 10 de Julho e 24 de Maio. A avenida Floriano Peixoto, no cruzamento com a 7 de Setembro, também recebeu reforço na sinalização horizontal.
Ainda no Centro, a avenida Constantino Nery ganhou placas de orientação vertical em frente a pontos de referência como uma clínica de ultrassonografia, o hotel Mônaco e a funerária Imperial. Outras placas foram instaladas na rua Luiz Antony, atrás do Colégio Militar de Manaus, e na avenida Leonardo Malcher, em frente à lavanderia Dona Bolha.
Ao todo, o trabalho do dia resultou na aplicação de 30 faixas de pedestres, 15 linhas de retenção e cinco placas de orientação turística e viária, além de pinturas contínuas e seccionadas em vias estratégicas da capital.
Segundo o IMMU, as ações fazem parte de um programa contínuo de modernização da sinalização de Manaus, que busca melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança viária e oferecer melhores condições de mobilidade para pedestres, motoristas e visitantes.
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Foto – Divulgação / IMMU