Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Polícia Civil prende dupla em flagrante por receptação qualificada no bairro Novo Aleixo, na zona norte
    • Festival Folclórico de Codajás destaca identidade cultural e envolvimento popular
    • 11 livros para celebrar o Dia dos Pais com afeto, risadas e boas histórias
    • Operação Shamar: Em Lábrea, PC-AM prende homem em flagrante por lesão corporal contra a companheira
    • Polícia Civil prende homem em flagrante com 51 tabletes de maconha avaliados em R$ 500 mil, no Porto de Jutaí
    • Manaus reduz em 54% os crimes de homicídio no mês de julho, aponta SSP-AM
    • Operação Shamar: Em Carauari, PC-AM e PMAM prendem homem por agredir fisicamente e ameaçar a ex-companheira
    • RecuperaFone: Dois homens foram presos por receptação qualificada na zona leste
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Saúde»Prefeitura de Manaus inicia campanha de combate à tuberculose
    Saúde

    Prefeitura de Manaus inicia campanha de combate à tuberculose

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM10 de março de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Fotos - João Viana / Semcom
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta segunda-feira, 10/3, na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Agnaldo Gomes da Costa, no bairro São José, zona Leste, a Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 2025. A campanha, que seguirá nas unidades de saúde da rede municipal até dia 31 de março, será executada abordando o tema “Prevenir, Diagnosticar e Tratar: Rumo à Eliminação da Tuberculose em Manaus!”.

    Na abertura do evento, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que o objetivo é intensificar a detecção precoce da doença, reforçar a investigação de contatos de pacientes infectados e buscar a redução do abandono do tratamento, considerados os principais desafios para o controle da tuberculose.

    “Em 2024, houve o registro de mais de três mil casos novos de tuberculose em Manaus. Ainda temos problemas em que é necessário avançar. O abandono do tratamento continua a ser um desafio e contribui para a disseminação da doença, já que, sem o tratamento, a cadeia de transmissão não é interrompida”, alertou a secretária.

    Além da mobilização no início da campanha, Shádia Fraxe explicou que as equipes de saúde devem reforçar a busca ativa de casos suspeitos de tuberculose e alertar a população sobre os sintomas da doença.

    “Pessoas com tosse por mais de duas semanas, febre, dificuldade de respirar ou outro sintoma, devem procurar uma unidade básica de saúde. O mesmo deve ocorrer no caso de pessoas que são contatos dos pacientes com tuberculose, que são as que convivem com o paciente. As equipes de saúde estão preparadas para orientar e as UBSs prontas para a coleta do exame de escarro”, afirmou Shádia Fraxe.

    Em 2025, Manaus já registrou 408 casos de tuberculose. No ano passado, o número chegou a 3.122 casos novos, representando um aumento em relação ao ano de 2023, quando houve 2.845 casos.

    Entre os casos registrados no ano passado, em 23% dos casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial houve abandono do tratamento.

    De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Eunice Jácome, o abandono não só contribui para manter a cadeia de transmissão, mas também para o desenvolvimento da tuberculose resistente.

    “Quando o paciente interrompe o tratamento, há uma grande probabilidade de que passe a ter resistência ao esquema padrão de medicamentos, o que vai dificultar a cura e exigir esquemas alternativos. E o número de casos de tuberculose resistente tem aumentado, inclusive em casos novos, ou seja, quando transmite a doença, já é na forma resistente”, explica Eunice Jácome.

    Infecção Latente

    Uma das estratégias utilizadas pela Semsa para o controle da tuberculose em Manaus é o foco na investigação de contatos, que são as pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com a tuberculose ativa.

    Com a investigação, é possível identificar casos novos, iniciando o tratamento de forma precoce, e também casos de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando uma pessoa foi infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas ainda não desenvolveu a doença ativa, o que permite iniciar o tratamento preventivo e evitar novos casos.

    Eunice Jácome informa que a Semsa vem ampliando a oferta do diagnóstico e tratamento da ILTB. Ela explica que, para a realização do tratamento para tuberculose latente, os critérios necessários incluem o exame do PPD (derivado proteico purificado) e o exame de Raio-X.

    Para fortalecer o acesso aos exames, em 2024, o número de unidades de saúde da rede municipal com a oferta do PPD passou de 16 para 50, um aumento de 212%.

    “Com o incremento das informações no Sistema iTB, ferramenta desenvolvida pela Semsa para o acompanhamento e gestão da tuberculose, foi possível encaminhar mais rapidamente o paciente para a realização do Raio-X. São ações que permitiram agilizar e facilitar o acesso da população ao tratamento preventivo, reduzindo os riscos de novas infecções”, apontou Eunice Jácome.

    Em 2024, 42,5% dos contatos identificados buscaram avaliação nas unidades de saúde, resultando em 2.259 tratamentos preventivos iniciados.

    Durante a abertura da campanha, o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, apontou que Manaus alcançou no ano passado o título de capital brasileira com o maior número de tratamentos para ILTB realizados.

    “Manaus está de parabéns por esse importante avanço no controle da tuberculose. Apenas com o diagnóstico precoce e o tratamento precoce é possível quebrar a cadeia de transmissão e assim vencer o desafio de erradicar a tuberculose”, afirmou Djalma Coelho.

    Campanha

    As ações da campanha terão continuidade durante o mês com uma série de atividades educativas e lúdicas, caminhada de sensibilização, rodas de conversa e busca ativa de sintomáticos respiratórios.

    A programação também vai envolver a realização do curso “Tuberculose: Acolhimento na Atenção Primária”, direcionado para profissionais de saúde que atuam na recepção das UBSs; uma caminhada, no dia 24 de março, marcando o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, promovida pelo Comitê de Controle da Tuberculose no Amazonas, com concentração na Praça da Saudade, centro de Manaus; e o lançamento, dia 31, do Boletim Epidemiológico – Tuberculose 2025, que reúne dados como incidência, distribuição de casos e outras informações fundamentais para orientar a política pública de saúde no combate à doença no município.

    Tuberculose

    Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das unidades de saúde da rede municipal para a realização de exames.

    A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

    O tratamento é oferecido de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dura no mínimo seis meses.

    — — —  

    Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Trabalhadores do SUS em Manaus participam de eleição para a composição do Conselho Municipal de Saúde

    1 de agosto de 2025

    Lei de deputado Roberto Cidade dá visibilidade à Atrofia Muscular Espinhal, doença rara que afeta 1 em cada 10 mil crianças

    1 de agosto de 2025

    Lei da deputada Mayra Dias garante atenção e tratamento à retinopatia diabética no Amazonas

    1 de agosto de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.