A Prefeitura de Manaus começa, nesta segunda-feira (16), a primeira fase da Operação Estiagem em estado de emergência devido à severa baixa dos níveis dos rios. A ação visa beneficiar mais de 7,7 mil famílias, ou cerca de 25 mil pessoas, em 93 comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Amazonas.
Inicialmente, 43 comunidades do Rio Negro, entre Tarumã Mirim e Apuaú, receberão 14 mil cestas básicas, 500 mil garrafas de água, 39 mil litros de gasolina e 46 mil litros de diesel, além de kits de higiene.
Duas Unidades de Saúde da Família Fluviais (USFF) estarão disponíveis para atendimento nas bases dos rios e outras dez unidades rurais estão preparadas com medicamentos e materiais para apoiar as embarcações de saúde. As escolas municipais dessas regiões também estão abastecidas com merenda escolar e água, e manterão seu funcionamento até o final de setembro, sem prejuízo ao calendário escolar.
A situação dos rios é crítica: a cota do Rio Negro caiu mais de 26 centímetros alcançando 15,99 metros nesta segunda-feira (16), comparado aos 20vmetros do ano passado. Em 2023, a seca histórica fez o nível atingir 12,70 metros. Além da seca, Manaus enfrenta calor extremo, batendo um recorde de calor no domingo (15) com temperaturas que atingiram os 39°C.
AMPOST