Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • 6 dicas de estudos para os últimos dias antes do ENEM
    • Movimentação recorde nos portos brasileiros intensifica a busca por eficiência logística
    • Atualização da Tabela Progressiva do IRPF: uma alternativa à isenção até R$5 mil mensais?
    • Em Tefé, PC-AM e GCM prendem homem com três mandados de prisão por roubo majorado
    • Mercado gamer segue em expansão, em Manaus, onde o consumidor é exigente e disposto a investir
    • Procon Tocantins orienta consumidores para uma Black Friday segura e consciente
    • Em Itacoatiara, PC-AM prende condenado a mais de 13 anos por estupro de vulnerável
    • Número de inscritos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade cresce 9% no Tocantins em 2025 
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura de Manaus intensifica assistência e operações emergenciais após fortes chuvas
    Manaus

    Prefeitura de Manaus intensifica assistência e operações emergenciais após fortes chuvas

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM6 de março de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Fotos - Divulgação/Semcom, Semasc, Seminf e Semulsp
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    As fortes chuvas que atingiram Manaus, na terça-feira, 4/3, e na madrugada de quarta-feira, 5/3, mobilizaram a Prefeitura de Manaus, que intensificou ações emergenciais para minimizar os impactos na população. Equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) atuam, de forma integrada, para prestar assistência às famílias, garantir a segurança da população e reduzir os riscos de novas ocorrências.

    O prefeito em exercício e titular da Seminf, Renato Junior, destaca o esforço conjunto das equipes da Prefeitura de Manaus para atender as ocorrências das chuvas e minimizar os impactos na cidade.

    “Desde o início das fortes chuvas, todas as secretarias municipais estão mobilizadas para dar uma resposta rápida à população. Estamos atuando de forma integrada com a Defesa Civil, Semasc, Semulsp, Seminf e Semhaf, prestando assistência às famílias afetadas e garantindo que os serviços essenciais sejam executados. A determinação do prefeito David Almeida é clara, não mediremos esforços para proteger vidas e recuperar as áreas atingidas o mais rápido possível. Seguimos acompanhando a situação em tempo real e trabalhando para mitigar os impactos das chuvas na nossa cidade”, afirma Renato.

    Atendimento emergencial e apoio às famílias afetadas

    O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou 152 ocorrências no período. As equipes da Defesa Civil, vinculadas à Semseg, atenderam chamados de alagamentos, deslizamentos de barranco, desabamentos e risco estrutural em diferentes zonas da cidade. O atendimento emergencial continua, e a Defesa Civil pode ser acionada pelas linhas da Central 199 – Defesa Civil; 153 – Guarda Municipal; 118 – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); e 0800 092 1188 – Trânsito. 

    A Semasc segue prestando assistência social às famílias afetadas. Nos bairros Tancredo Neves, Zumbi, Praça 14 de Janeiro e Jorge Teixeira, nove famílias foram cadastradas para receber o Auxílio-Aluguel, além de cestas básicas, colchões, lençóis e kits de higiene pessoal.

    Devido a alta demanda na área do Gilberto Mestrinho, a equipe realizará uma força-tarefa durante toda a quinta-feira, 6/3, para atender e cadastrar as mais de 100 famílias em situação de calamidade no local.

    Habitação e suporte habitacional

    A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) reforçou seu compromisso com as famílias afetadas por desastres naturais. Após a avaliação técnica da Defesa Civil, as famílias desalojadas são encaminhadas para o programa de aluguel social da Semasc. A Semhaf, então, trabalha na busca de soluções definitivas, incluindo a inserção no programa habitacional.

    Desde o início das chuvas intensas, aproximadamente 70 famílias já foram atendidas pela Semhaf, em parceria com a Defesa Civil: Redenção (deslizamento de terras) – 44 famílias; Mauazinho (área de risco iminente) – 14 famílias; Nossa Senhora das Graças (incêndio) – oito famílias; e Riacho Doce (risco iminente) – 15 famílias.

    Todas foram incluídas no programa de aluguel social e na lista prioritária do Minha Casa, Minha Vida, reafirmando o compromisso da prefeitura em garantir moradia digna e segurança para quem mais precisa. A diretora de habitação, Michelle Rodrigues, segue acompanhando as atividades.

    Limpeza e prevenção de alagamentos

    Com um volume de 109,6 milímetros de precipitação registrado em um único dia, o equivalente a 34,15% do esperado para todo o mês de março, diversos pontos da capital, especialmente as zonas Sul e Norte, tiveram registros de alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Em virtude disso, a prefeitura intensificou a limpeza dos igarapés e das redes de drenagem.

    Equipes da Semulsp realizaram a retirada de entulhos no igarapé do Franco, no bairro Compensa, e atuam na desobstrução de bueiros e canais em bairros como Alvorada, Redenção, Cidade Nova e Jorge Teixeira. Na orla do rio Negro, especialmente no mirante Lúcia Almeida, foram removidos detritos acumulados pela enxurrada.

    O secretário da Semulsp, Sabá Reis, reforçou o compromisso da prefeitura. “Atendendo à determinação do prefeito David Almeida, as equipes têm dado prioridade máxima às ações de intervenção em áreas afetadas por calamidades. Estamos trabalhando 24 horas por dia para garantir o bem-estar dos moradores”, destacou.

    Infraestrutura e manutenção da drenagem

    A Seminf informou que equipes atuam na desobstrução e limpeza das caixas coletoras e redes de drenagem para reduzir os impactos das chuvas.

    As equipes atuam com maquinários pesados como retroescavadeiras, escavadeiras, caçambas e caminhões hidrojatos, que possuem como principal função a sucção, permitindo que o equipamento limpe todos os resíduos acumulados e sugue o lixo que esteja bloqueando a passagem de água nas caixas coletoras.

    O objetivo do trabalho, que é rotineiro, é melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, retirando os resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte de lixo em vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas.

    Nos últimos quatro anos, a prefeitura executou 45.330 metros de novas drenagens e realizou 35.940 serviços de limpeza e desobstrução de bueiros.

    Contudo, o descarte irregular de lixo em vias públicas continua sendo um desafio. Cerca de 2,6 toneladas de lixo são retiradas das ruas diariamente, e esse material, quando levado pela chuva para as redes de drenagem, contribui para alagamentos. A prefeitura reforça o pedido para que a população colabore, descartando resíduos corretamente.

    Recomendações à população

    Diante das previsões de continuidade das chuvas, a Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco adotem medidas preventivas e acionem o atendimento emergencial sempre que necessário. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e evitar transitar por áreas inundadas.

    A Prefeitura de Manaus segue monitorando a situação e atuando para garantir a segurança e o bem-estar da população.

    — — —

    Texto – Emanuelle Baires/Semcom

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Detran-AM leva atividades interativas de conscientização ao bairro Ponta Negra

    6 de novembro de 2025

    De estagiários a gerentes, empresa oferece empregos em Manaus

    6 de novembro de 2025

    Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP e reforça integração entre florestas, cidades e pessoas durante o Pacto Canopy

    5 de novembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.