A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 29/10, uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. As atividades foram realizadas das 8h às 12h, na mini vila olímpica do Coroado, localizada na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado, na zona Leste da capital.
A programação do “Dia D de prevenção à obesidade”, elaborada pela Semsa, em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), contemplou a oferta de serviços como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar e exames de pele, necessário para identificar possíveis alterações como manchas, lesões ou sinais sugestivos de doenças dermatológicas, além de atividades físicas nas piscina do complexo esportivo, que animaram os participantes.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima, explicou que a programação foi estruturada para reforçar a importância de buscar a Rede de Atenção Primária à Saúde para verificar como está a saúde e seguir as orientações que as equipes apresentarem nas consultas.
A enfermeira destacou que a obesidade é um dos principais riscos para doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, derrame e até mesmo os cânceres.
“Nossa programação foi estruturada para motivar as pessoas a buscarem uma unidade de saúde, conversarem com um médico, realizem seus exames e se conscientizarem da importância de ter mais
qualidade de vida. Todos nós devemos tirar um tempinho das suas atividades diárias, para praticar algum tipo de exercício, algum tipo de esporte, além de incorporar uma alimentação, olhar para sua saúde mental. São fatores fundamentais no combate à obesidade”, assinalou Lilian.
Os participantes puderam conferir os benefícios dos alimentos para a boa saúde por meio de uma orientação nutricional destacada na exposição interativa. Os alimentos foram organizados em uma mesa com informações nutricionais.
A programação também incluiu a oferta de auriculoterapia, que a partir do estímulo de determinados pontos na orelha com o uso de sementes ou pequenas esferas, apoia a terapêutica de tratamento de reeducação alimentar, reduz quadros de dores, sinais de ansiedade, stress e outros sintomas. Essa técnica integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) que já estão sendo incorporadas em algumas unidades da Semsa.
Obesidade
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) representam um problema de saúde pública significativo no Brasil. A obesidade, além de ser uma doença por si só, é fator de risco para outras DCNT como hipertensão, diabetes, câncer e complicações metabólicas, prejudicando a qualidade e a expectativa de vida.
Em Manaus, dados do Vigitel 2023 mostram que 63,5% dos adultos têm sobrepeso, e 27% são obesos, colocando a cidade entre as capitais brasileiras com os maiores índices. O município de Manaus registrou 40.000 atendimentos com IMC acima do adequado em 2024 (Sisab, 2024).
Texto e foto – Divulgação/Semsa




