A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reafirma seu compromisso com a primeira infância, renovando a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para viabilizar a estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), ciclo 2025-2028. Nesta terça-feira, 30/9, foi realizada uma reunião para alinhar as diretrizes do segundo ciclo da Uapi.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou durante a reunião on-line, que a Semsa já integrou as ações da estratégia em seu primeiro ciclo, no ano de 2024, quando 10 unidades de saúde municipais participaram das ações para o fortalecimento da saúde infantil na capital.
“A participação da Semsa no primeiro ciclo favoreceu nosso olhar para atingir todos os indicadores da certificação. Por isso, aumentamos a adesão das unidades da rede municipal, passando de 10 unidades no ciclo anterior para 64 unidades neste segundo ciclo. Nossas equipes estão empenhadas para atender aos critérios exigidos e para que todas elas mereçam o selo de Unidade Amiga da Primeira Infância”, informa a secretária, avaliando que iniciativas como a do Unicef são essenciais para reduzir as desigualdades e construir uma sociedade mais justa.
Manaus está entre as nove capitais brasileiras selecionadas pelo Unicef para integrar o segundo ciclo da estratégia que prevê o cumprimento de uma série de diretrizes relacionadas ao desenvolvimento das crianças durante 12 meses. Nestas avaliações indicadores como peso, altura, território de moradia, desempenho escolar e qualidade da merenda serão acompanhados.
Além da Semsa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), faz parte do programa do Unicef.
Texto e Foto – Divulgação/Semsa