Com a proposta de aprimorar as práticas pedagógicas, incentivar o desempenho escolar e preparar os alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 30/9, o 9º Simulado Pró-Saeb. A atividade envolveu mais de 36 mil estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e marcou o encerramento da série de provas realizadas neste ano.
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Frota, que atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental, foi um dos locais onde a prova foi aplicada. Mais de 200 estudantes, entre o 5º e o 9º ano, da instituição participaram do simulado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a preparação dos alunos para a avaliação nacional, prevista para ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro.
Segundo o gestor da Cmei, Carlos Sales, antes das provas há uma preparação das matérias que serão aplicadas no simulado.
“Hoje, estamos concluindo o 9º simulado. Antes das provas, os alunos do 5º e do 9º ano recebem aulas preparatórias de Língua Portuguesa e Matemática, conduzidas por seus professores regentes. Esse trabalho é realizado com base nos descritores das duas disciplinas e, ao final de uma quinzena de preparação, os estudantes participam dos simulados. Hoje, eles estão realizando a última etapa deste ciclo de provas”, declarou o gestor.
O Saeb é composto por 44 questões objetivas, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, com duração total de quatro horas. A iniciativa busca ainda, familiarizar os estudantes com o formato da avaliação e oferecer dados para que as escolas identifiquem avanços, dificuldades e pontos de melhoria no processo de aprendizagem.
A aplicadora da prova, Nazaré Ruiz, ressaltou que, no início da aplicação do simulado, é realizado primeiro um acolhimento para deixar os estudantes tranquilos. “Quando iniciamos o processo de aplicação do simulado, realizamos um momento de acolhimento, cumprimentamos os alunos e buscamos tornar a atividade mais leve. Sempre converso que o simulado é uma sondagem, uma forma de identificar o que eles já aprenderam. Nosso objetivo é que esse momento não seja pesado nem traumatizante. Dessa forma, conseguimos que eles se sintam mais tranquilos e alcancem melhores resultados”, enfatizou Nazaré.
O estudante Nicolas Costa, de 15 anos, do 9° ano, afirmou que teve uma ótima preparação para as provas e espera um bom resultado. “A prova do Saeb é muito importante para mim, porque representa uma oportunidade para o nosso futuro. Eu me preparei bastante, dediquei tempo aos estudos e estou confiante com o resultado. Sou muito grato por ter essa chance e espero que todos nós consigamos alcançar boas notas”, concluiu o estudante.
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Foto – Eliton Santos/Semed