Aproximadamente 120 alunos com distorção idade e série, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 12/12, da 3ª Gincana Municipal Acelera Brasil no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte. Na ocasião, estiveram presentes as unidades de ensino que foram campeãs internas das suas devidas divisões distritais.
Durante a programação, os alunos foram avaliados em testes de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e leitura fluente, além das provas da gincana como grito de guerra, tabuada de multiplicação, dominó gigante de sinônimos, tiro ao alvo, leitura de textos, jogo dos antônimos, quebra-cabeça do mapa e perguntas e respostas.
A coordenadora do programa de Correção de Fluxo “Se Liga” e “Acelera Brasil” na Semed, Denise Romero da Costa, afirmou que o programa é de suma importância para os alunos que participam de todo o processo.
“Serve para que os alunos que atrasaram por algum motivo nos seus estudos, consigam acelerar de dois a três anos. A gincana é realizada anualmente, onde os alunos participaram de uma interna de sua divisão, onde foi escolhida uma campeã. Nesse momento, nós esperamos que todas as habilidades que foram consolidadas durante as aulas, durante os estudos, possam ser demonstradas na gincana. O que é importante no programa, é que resgata a autoestima, faz com que os alunos se sintam importantes dentro do processo educacional e possam continuar seus estudos”, explicou Denise.
Com um total de 44 alunos nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, a escola municipal São José, no bairro Compensa, zona Oeste, participou da programação. Pela primeira vez na gincana, a professora Rita de Cássia afirmou que o evento serve para avaliar o trabalho realizado na unidade de ensino.
“A gente tenta de todas as formas possíveis incluir os alunos novamente no sistema de educação. O programa dá essa oportunidade aos alunos na primeira etapa de serem alfabetizados. Já no Acelera Brasil, tem o contato com os conteúdos para prepará-los para serem incluídos novamente. Nosso trabalho na escola é de uma forma muito didática, muito dinâmica, enfim, a gincana nada mais é do que a consolidação do trabalho que a gente faz em sala de aula. O programa é muito lúdico, apesar de nós termos o livro, o material, mas é lúdico”, salientou.
Animada por ter participado da gincana, a aluna Glauria Maria de Sousa Palheta, de 10 anos, que faz parte do programa “Acelera Brasil”, na escola municipal Tereza Cordovil Guimaraes, no bairro Tarumã, zona Oeste, disse que se preparou muito.
“Eu me preparei bastante, porque eu já sabia que seria difícil. A minha preparação foi boa. Para participar da gincana, eu estudei na escola e também em casa, mas minha dificuldade foi em matemática. Agora não mais, porque foi bom ter estudado e participado da gincana”, disse.
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Texto – Paulo Rogério / Semed