Profissionais da educação, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do encerramento do encontro de “Legislação Educacional para Secretários Escolares” (Lesc) 2023, nesta sexta-feira, 14/7. A atividade iniciou na última terça-feira, dia 11, com pouco mais de 600 servidores, entre administrativos e gestores, no auditório da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
O objetivo foi oferecer aos participantes um momento de interação, atualização da legislação educacional e de um realinhamento das informações aos profissionais responsáveis pelo funcionamento da secretaria escolar das unidades de ensino.
Além do trabalho realizado nas escolas, ao longo do evento os servidores receberam também conhecimento sobre o atendimento ao estudante estrangeiro, tipos de exames (classificação, reclassificação, regularização, progressão parcial e processo especial de recuperação), histórico escolar, organização de arquivo e de processo do aluno.
De acordo com o gerente Orleanzio Lima, da Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (GDAE) da Semed, o Lesc é realizado desde 2014 e este ano alcançou a meta de passar todas as informações aos profissionais da educação.
“Esse encontro deste ano foi muito satisfatório, conseguimos um grande público participando, todos disseram que foi importante. A Prefeitura de Manaus disponibilizou esse tempo para a gente conseguir todos os materiais gratuitos para que os servidores pudessem ter o documento formal do deste ano. Esperamos um atendimento melhor, principalmente aos estudantes estrangeiros, porque notamos que tem crescido bastante em nossa rede”, comentou.
Aprendizado
Já há algum tempo participando do Lesc, a secretária escolar Milvia de Sousa Lima, da escola municipal Abílio Alencar, no quilômetro 35 da AM-010, zona rodoviária, afirmou que sempre é um aprendizado para o trabalho desenvolvido no dia a dia.
“Na realidade, todos os anos a nossa legislação muda. A importância do Lesc é por conta disso, de nos atualizarmos com relação a nova legislação, o que tem de novo para ser incrementado nas escolas. Temos que ter cuidado para fazer tudo correto, para que lá na frente ninguém tenha nenhum tipo de problema”, disse.
Para o administrativo Rodrigo da Silva Raio, da escola municipal Senador Fábio Lucena, no bairro Nova Esperança, zona Oeste, que participa há seis anos do encontro, as orientações repassadas pela Semed são extremamente válidas.
“Agora, entrou o diário digital e foi uma coisa nova para a nossa escola de alguns anos para cá, pois depois veio a pandemia e a gente teve que se afastar um pouco. Dessa forma, é uma grande evolução e a cada dia estamos aprendendo mais em relação ao diário digital, porque agora passou tudo a ser digital na emissão de documentos, histórico escolar, entre outros”, finalizou.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed