Educadores da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta sexta-feira, 3/10, da 2ª oficina de orientação pedagógica para a realização da 2ª Avaliação Diagnóstica na Educação Infantil, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, e contou com a participação de assessores, coordenadores e gestores de unidades de ensino.
A atividade faz parte do projeto Aprende+ da Educação Infantil, uma iniciativa da Semed, que visa fortalecer e potencializar a aprendizagem das crianças na fase de pré-escola e faz parte de uma política pública mais ampla, alinhada com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).
“A ação tem a ver com o Aprende+, um programa que está dando resultado na educação infantil de Manaus, pois oportuniza às nossas crianças, brincadeiras intencionadas e pedagógicas e, com isso, possibilita que alunos, a partir do segundo período da educação infantil, possam desenvolver a parte acadêmica também, escrevendo o nome, por exemplo, fazendo algumas operações e contas de matemática”, disse o chefe da Divisão Geral dos Distritos (DGD), Evaldo Bezerra, que na oportunidade estava representando o secretário municipal de educação, Junior Mar.
A chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Cláudia Magalhães, frisou que o encontro foi um momento ímpar para os educadores, pois nele os profissionais tiveram acesso a informações que poderão usar para melhorar o trabalho pedagógico feito na educação infantil do município de Manaus.
“O objetivo desta ação é fornecer ao professor conhecimento sobre a criança, sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento, mediante todas as vivências contidas no roteiro de menção da criança, na cultura escrita dentro do nosso projeto Aprende+. E a Avaliação Diagnóstica possibilita à nossa secretaria, uma visão de larga escala, do desenvolvimento do projeto”, afirmou Cláudia.
O encontro contou com orientação, dinâmicas, oficinas, contação de histórias, de escuta voltado ao público do evento e explicações sobre ambientes acolhedores de crianças. Heloísa Silva, assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, frisou que atividades como essa são importantes para esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia, em sala de aula.
“Este tipo de atividade, de encontro, é super produtivo, porque vem esclarecer algumas dúvidas possíveis que ainda surgem durante o desenvolvimento do nosso trabalho em sala de aula. E o projeto Aprende+ é maravilhoso, porque trabalha com as nossas crianças a importância da leitura e da escrita”, disse Heloísa.
Texto – Emerson Santos/Semed
Foto – Divulgação / Semed