Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus reforçam a importância do aleitamento materno em uma ação nesta sexta-feira, 8/8, na creche municipal Professora Luzenir Farias Lopes, no bairro Petrópolis, zona Sul. A atividade acontece das 15h às 17h, como parte da agenda da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) referente ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à informação, acolhimento e incentivo à amamentação.
Na creche, as equipes da Semsa vão repassar orientações relativas à amamentação em uma roda de conversa com mães, pais, familiares, crianças e educadores. Os profissionais, das áreas de Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde do Homem e Nutrição, vão destacar temas como os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, a pega correta na hora do amamentar, o papel das parcerias no apoio às nutrizes, entre outros.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Terra, explica que os bebês devem ser amamentados exclusivamente com o leite materno até os 6 meses de idade, seguindo com a introdução de alimentação complementar até os 2 anos ou mais. A prática, ela aponta, contribui para reduzir o adoecimento e o óbito das crianças, assim como traz inúmeros benefícios para a mãe.
“A criança que mama ao seio, exclusivamente, até os 6 meses, e depois continua, adoece menos, tem melhor desenvolvimento cognitivo, e se torna um adulto mais saudável, com menos chance de ter pressão alta e diabetes”, exemplifica a servidora.
Conforme Janaína, até o sexto mês de vida, o bebê que recebe o leite materno não precisa de nenhum alimento adicional, nem mesmo água. “O leite materno é composto em sua maior parte de água e tem todos os nutrientes de que o bebê precisa. E, por todos os benefícios que ele traz para a criança, principalmente, foi criado o ‘Agosto Dourado’, para incentivo da promoção e proteção do aleitamento materno”.
O “Agosto Dourado” é inspirado no conceito da “hora dourada”, como é conhecida a primeira hora de vida do recém-nascido com a mãe. A amamentação nesse período, conforme Janaína, contribui para reforçar o vínculo entre mãe e bebê, a partir do contato pele a pele, e até ajuda na recuperação da mulher após o estresse do parto.
“Após um parto normal, por exemplo, colocar o bebê no peito da mãe e incentivar a amamentação ajuda na contração do útero e na redução do sangramento, diminuindo o risco de hemorragia”, aponta.
Programação
Conforme Janaína Terra, ações de promoção do aleitamento materno ocorrem ao longo de todo o ano nas unidades da Semsa Manaus, sendo intensificadas no “Agosto Dourado”. As atividades alcançam todas as unidades da rede de Atenção Primária, além dos Distritos de Saúde (Disas), que promovem ações em unidades básicas e em creches, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Neste mês, todas as unidades de saúde terão atividades e encontros com grávidas, nutrizes e profissionais da rede de apoio, enquanto os Disas realizam a ‘Semana do Bebê Manauara’, que iniciou no Oeste, na última semana, e segue no Sul, com a ação desta sexta-feira”, informa.
A agenda do “Agosto Dourado” da Semsa terá abertura oficial na terça-feira, 13/8, na Unidade de Saúde da Família (USF) Gebes Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, coincidindo com a ação do Disa Leste na “Semana do Bebê Manauara”. O evento marca ainda a abertura da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2025, com o tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
A primeira atividade da “Semana do Bebê Manauara” da Semsa ocorreu na USF Walid Aziz, vinculada ao Disa Oeste, no último dia 1º/8. Após as ações do Disa Sul, nesta sexta-feira, e do Disa Leste, no próximo dia 13, a agenda da iniciativa segue com atividade na creche municipal Edith Monteiro Porto, no bairro Cidade Nova, vinculada ao Disa Norte, no dia 22; e na escola municipal Professora Neuza dos Santos, no ramal do Pau Rosa, vinculada ao Disa Rural, no dia 29 de agosto.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa