A Prefeitura de Manaus dá continuidade às ações da campanha de vacinação antirrábica animal, de segunda-feira até sábado, 6 a 11/11. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Doutor Carlos Durand, a mobilização vai percorrer vias de 13 bairros no período. A meta da campanha para este ano é imunizar 255 mil cães e gatos contra a raiva animal.
O gerente do CCZ Manaus, Rodrigo Araújo, informa que as equipes da campanha vão reforçar a imunização em alguns locais já visitados. “Na zona Sul, eles irão retornar ao bairro Japiim, percorrendo inclusive ruas dos conjuntos 31 de Março e Atílio Andreazza, e à comunidade São Sebastião, no São Francisco. A revisão dos bairros nesta semana inclui também Crespo, Petrópolis e Raiz nesta semana”, antecipa.
Já na zona Norte, o roteiro semanal vai incluir o bairro Nova Cidade, abrangendo a área geral do bairro e as comunidades Buritis, Cemitério dos Índios e Itaporanga, além do conjunto Cidadão, etapas 5 e 7. A comunidade João Paulo, no bairro Lago Azul, também integra o itinerário dos vacinadores.
O cronograma da zona Leste prevê visitas nos bairros Colônia Antônio Aleixo, Monte Sião e Cidade de Deus, neste incluindo as comunidades Morro da Catita e Valparaíso. Ainda na rota das equipes está o Bairro Novo, no Jorge Teixeira.
Na zona Oeste, a programação semanal contempla os bairros Santo Antônio e Tarumã, onde as equipes vão percorrer vias ao longo da Estrada do Cetur e das comunidades Cidade das Luzes, União da Vitória e Parque São Pedro. Estas duas últimas são também localidades em revisitação nesta semana.
Além do trabalho das equipes itinerantes, a mobilização tem dois pontos fixos de vacinação: no CCZ Manaus, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa; e no Centro de Convivência da Família e do Idoso, na rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, no São José. Nestas unidades, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Imunização
Rodrigo Araújo reforça que as visitas ocorrem sempre das 8h às 12h, sendo as equipes divididas em duplas, formadas por um vacinador e um registrador, ambos identificados com o uniforme da campanha.
A imunização anual, de acordo com o gerente, é obrigatória para cães e gatos a partir dos 6 meses de idade, e os tutores devem se certificar de que o animal goza de boa saúde antes de receber a vacina.
“Um tutor ou tutora deve estar presente no local, para receber as equipes e para conter os animais, durante a aplicação da vacina. Após o procedimento, é entregue um comprovante de imunização dos bichos”, acrescenta Rodrigo.
Controle e erradicação
A campanha de vacinação antirrábica é realizada há mais de 40 anos em Manaus, como parte das ações de controle e erradicação da raiva humana. A doença é causada pelo vírus da família Rhabdoviridae, do gênero Lyssavirus, transmitido aos seres humanos por mordidas, arranhaduras ou contato com a saliva de animais infectados.
“O trabalho de vigilância epidemiológica da Semsa Manaus, por meio do CCZ, visa assegurar a proteção da população contra essa doença, que tem taxa de mortalidade de quase 100%. Graças a isso, não há registro de casos no município desde 1985”, diz Rodrigo Araújo.
A ação municipal ocorre anualmente, promovendo a intensificação da imunização de cães e gatos em toda a capital. A edição de 2023 da campanha iniciou sua etapa urbana no dia 20/9, com previsão de encerramento no dia 6/12. A etapa rural ocorreu de 12/6 a 30/8, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural do município.
O serviço de vacinação é ofertado ainda durante todo o ano no CCZ Manaus, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Cronograma de 6 a 11/11
Zona Sul
6/11 – Japiim (bairro, 31 de Março e Atílio Andreazza)
7/11 – Japiim*
8/11 – Raiz*
9/11 – Crespo* e Raiz*
10 e 11/11 – Petrópolis* e São Francisco (Comunidade. São Sebastião)*
Zona Norte
6/11 – Lago Azul (João Paulo)
7/11 – Lago Azul (João Paulo) e Nova Cidade (Buritis)
8/11 – Nova Cidade (Cidadão – Etapas 5 e 7)
9/11 – Nova Cidade (cemitério dos Índios e Itaporanga)
10 e 11/11 – Nova Cidade
Zona Leste
6/11 – Cidade de Deus (bairro, morro da Catita e Valparaíso)
7/11 – Cidade de Deus e Monte Sião
8/11 – Jorge Teixeira (Bairro Novo) e Monte Sião
9 a 11/11 – Colônia Antônio Aleixo
Zona Oeste
6 e 7/11 – Santo Antônio
8 e 9/11 – Tarumã (Cidade das Luzes e estrada do Cetur)
10/11 – Tarumã (União da Vitória)
11/11 – Tarumã (Parque São Pedro)
* bairros/conjuntos/comunidades em revisitação
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa