Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus discutiram o papel da alimentação e das atividades físicas na prevenção e combate ao câncer de mama, na mais recente edição da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde, na tarde desta quarta-feira, 4/10. O evento virtual, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer mamário.
Transmitido da sede da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), o encontro foi mediado pela enfermeira Gerda Costa, da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, com a participação do nutricionista Victor Costa, do Núcleo de Alimentação e Nutrição, e do profissional de educação física, Lucas Wiggers, que atua na Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho.
Abrindo o encontro, Gerda Costa pontuou que um em cada três casos de câncer de mama podem ser curados quando descobertos no início. “Sabemos que a manutenção do peso corporal saudável, atividade física e dieta equilibrada interferem no processo de formação do câncer, daí a importância de discutir os fatores protetivos que podem contribuir para o não desenvolvimento do câncer de mama”, notou.
Victor Costa relatou que alimentos ultraprocessados, com açúcar, sal e gordura em quantidades elevadas, são associados a uma maior incidência do câncer mamário, e favorecem o desenvolvimento de problemas como obesidade, fator de risco para o desenvolvimento de tumores. Como regra básica, ele citou a opção por alimentos in natura ou minimamente processados, lembrando ainda recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) do consumo diário de ao menos 400 gramas de frutas, legumes e vegetais. Também orientou sobre a preparação mais saudável de carnes.
“Devemos preferir as preparações cozidas, assadas ou grelhadas, e evitar a fritura diretamente em óleo, pois nela são produzidos compostos que podem predispor ao câncer de mama e também colorretal”, apontou.
Falando sobre atividades físicas mais benéficas, Lucas Wiggers apontou que os exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada ou natação, têm efeito mais definido de proteção contra o desenvolvimento de câncer de mama e para a saúde em geral. A OMS, recordou o educador, recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, mas assinalou que toda atividade física traz benefícios.
“Mesmo que a pessoa não tenha tempo de fazer uma atividade ou exercício regular, qualquer atividade física, no fim da noite ou fim de semana vai ter um efeito benéfico, um efeito protetivo contra o câncer”, destacou.
Os encontros virtuais do projeto Diálogos na Atenção Primária à Saúde são voltados a profissionais de saúde e ao público interessado em geral, sendo parte das ações da Semsa de promoção da educação permanente em saúde, envolvendo médicos, enfermeiros e outros profissionais da secretaria em treinamentos e capacitações constantes.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa