Referência para aproximadamente 2,5 mil pessoas que residem na área rural de Manaus, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora Auxiliadora foi entregue, na tarde desta segunda-feira, 25/9, totalmente revitalizada pela Prefeitura de Manaus. A unidade está localizada no ramal Cuieiras, no quilômetro 15 da BR-174, e presta serviços de atenção primária a seis comunidades da região, acessadas por via terrestre e fluvial.
Representando o prefeito David Almeida, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a USF recebeu adequações na sua estrutura física para oferecer mais conforto e mais qualidade nos procedimentos oferecidos às comunidades de Cuieiras, Nossa Senhora Auxiliadora, Tiu, Jefferson Peres, Rei David, Novo Paraíso e Frederico Veiga que, juntas, reúnem aproximadamente 1.023 residências.
“Temos uma configuração geográfica diferente de outros lugares e as comunidades rurais ficam em locais de difícil acesso, então é uma honra muito grande estar aqui, fazendo a entrega desta unidade, em nome do prefeito David. Por meio dessas unidades é que a gente leva saúde até a população”, disse a secretária.
Shádia ressaltou que, com a nova entrega, chega a 60 o número de unidades reestruturadas pela atual gestão municipal dentro do planejamento de melhoria e incremento da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que terá ainda novas reformas, ampliações e construções de unidades, inclusive as de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados.
Com cinco equipes de saúde, sendo duas de estratégia da família, duas de saúde bucal e uma de atenção básica, a USF Nossa Senhora Auxiliadora realiza, em média, 2,5 mil procedimentos por mês, em visitas domiciliares na área terrestre e ribeirinha, e no próprio estabelecimento de saúde.
A carteira de serviço da unidade inclui todos os procedimentos da Atenção Básica, como atendimentos clínicos, odontológicos, vacinação, dispensação de medicamentos, pré-natal, realização de curativos e nebulização, controle e prevenção de hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, leishmaniose e malária.
No local, também são feitos o acompanhamento das condicionalidades de saúde de programas sociais, como Bolsa Família e Leite do Meu Filho, exames de diagnóstico, incluindo o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, teste de gravidez e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.
As equipes profissionais responsáveis pelas ações de promoção, prevenção e assistência, incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal, além dos que atuam em atividades administrativas, no total de 36 servidores.
A diretora da unidade, enfermeira Emília Pereira, ressaltou a importância da USF Nossa Senhora Auxiliadora para a região. “Essa unidade está em um ponto estratégico de uma área que apresenta dificuldades de acesso tanto na cheia quanto na vazante. Ela é a base, mas nós prestamos assistência a toda a nossa área de abrangência e com a revitalização, acredito que vamos melhorar muito a qualidade da nossa assistência”.
A expectativa é compartilhada pelo cirurgião dentista Marco Túlio Bisinotto. “A revitalização é importante pra trazer uma boa área, para o profissional e para as pessoas que são atendidas, com um ambiente salubre com toda a infraestrutura necessária para levar para saúde para a população”, disse, explicando que na USF rural são feitos desde procedimentos básicos, como uma simples extração, até as restaurações e também o acompanhamento do pré-natal das gestantes, entre outros serviços de prevenção que chegam até as comunidades.
Homenagem
A entrega da USF Nossa Senhora Auxiliadora contou com a presença de servidores da Semsa, de outras secretarias municipais e de moradores e lideranças das comunidades. José de Oliveira, presidente da comunidade de Cuieiras, agradeceu as melhorias promovidas na unidade de saúde e falou sobre a história do local, criado há 22 anos por iniciativa dos moradores.
Uma das pessoas que mais atuaram para construção do local, que começou como uma base de apoio rural, foi Miraci de Oliveira, merendeira e parteira na região. Para homenageá-la, a Semsa produziu uma placa em memória do seu nome, descerrada na presença de seus dois filhos, Idone e Ivanete.
O gerente do Distrito de Saúde Rural, Rubens Souza, ressaltou o trabalho da gestão municipal voltado para as comunidades não urbanas, citando as melhorias promovidas para a saúde dos moradores das comunidades terrestres e ribeirinhas.
“O Disa Rural está nesse rol de revitalizações e já tivemos duas unidades fluviais reestruturadas, uma do rio Negro e outra do rio Amazonas, além da unidade do Pau Rosa, que foi reformada e ampliada, e agora tivemos a entrega da Nossa Senhora Auxiliadora. Com isso, são quatro unidades entregues, das nove unidades pertencentes à área rural. Logo teremos também a unidade instalada na comunidade Livramento, que é ribeirinha”.
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa