Líder no ranking nacional de Atenção Primária à Saúde, Manaus recebeu modernização da rede básica ao longo de 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida. Foram mais de 50 unidades de saúde revitalizadas ou reformadas e entregues, garantindo o acesso da população aos serviços básicos, e outras estão em reforma ou construção em todas as zonas geográficas da cidade.
E os avanços não se limitam à infraestrutura. A prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem também ampliando a cobertura e a qualidade da assistência e dos serviços prestados, além do aumento da cobertura vacinal, da valorização dos profissionais da saúde e do fortalecimento à saúde da mulher.
Uma das estruturas que receberam serviços de reforma e já estão levando atendimento aos manauaras é a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Antônio Levino. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade leva, desde agosto, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, exames, vacinação e outros serviços a 47 comunidades do rio Amazonas, beneficiando quase 1.300 famílias.
O professor Vanderlon Uchôa de Mendonça, morador da Bonsucesso, uma das comunidades atendidas pela Antônio Levino, relata que a reinauguração da unidade de saúde fluvial foi um marco para a localidade e entorno, na região ribeirinha. “Essa entrega foi um avanço para a nossa saúde e está trazendo muitas melhorias para a comunidade. Isso nos enche de gratidão e felicidade”, declarou.
O prefeito de Manaus, David Almeida, informa que já são 58 unidades de saúde entregues, revitalizadas ou reformadas, desde o início da atual gestão. Desse total, 47 são unidades de pequeno porte administradas sob o regime de parceria público-privada (PPP), e outras 21 serão entregues até o final deste ano, concluindo a revitalização de todas as 68 unidades desse porte integrantes da rede de saúde.
“Temos mais 16 obras em curso, sendo nove de unidades de grande porte, de 1.200 metros quadrados, que estão em construção e que vão levar saúde para muito mais pessoas em todas as zonas da cidade. Com isso, damos um salto de cobertura e qualidade na atenção primária em Manaus, que já é e continuará sendo a melhor do país”, reforça o prefeito David Almeida, adiantando que a primeira unidade de grande porte será entregue antes do final do ano.
Referência na comunidade
Uma das entregas mais recentes foi a USF L-15, no bairro São José Operário, zona Leste da capital. Completamente revitalizada, a unidade é referência para 4 mil moradores do entorno e oferece toda a carteira de serviços da atenção básica, o que inclui atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de medicamentos da farmácia básica composta por 75 itens, e visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
A revitalização do espaço foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos usuários e também aos servidores da unidade, ganho que foi ressaltado pelo médico Ricardo Risuenho. “A unidade já existia há muitos anos e parte da equipe também já está aqui há vários anos. Agora, com a revitalização, a gente está voltando com força total”, disse o profissional, durante a entrega oficial da L-15, no dia 18 de agosto.
Ele ainda ressaltou que a unidade revitalizada, além de melhor acolher a população, com ambiente climatizado e adequado, também garante mais qualidade de vida no trabalho aos servidores durante suas jornadas profissionais.
Melhorias
Como aponta a titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, a modernização da rede de assistência tem impacto positivo, tanto para usuários quanto para equipes de saúde, contribuindo para maior conforto, maior qualidade de serviços ofertados e maior segurança nos procedimentos. Os serviços de revitalização e reforma incluem melhorias estruturais e manutenção geral, além da renovação de equipamentos e mobiliário.
“Só as unidades de pequeno porte atendem, em média, 4 mil famílias. Portanto, são milhares de cidadãos que já estão fazendo consultas, exames e outros serviços de saúde em locais confortáveis, atendidos por profissionais trabalhando com equipamentos novos e em melhores condições físicas. É uma melhoria da saúde como um todo”, avalia a secretária.
Além das unidades de pequeno porte, foram entregues nesses 1.000 dias de gestão as reformas de unidades de médio porte, como as USFs Ajuricaba, Mauazinho, Pau-Rosa, Antônio Reis e Geraldo Magela, duas bases do Serviço Móvel de Urgência (Samu), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil, na zona urbana, a USF rural Santa Maria, e a Unidade de Apoio Tabocal Bonsucesso, esta última entregue juntamente com a unidade fluvial Antônio Levino.
Além das unidades já em obras, o plano da prefeitura de modernização da rede de atenção básica inclui, ainda, 11 construções e reformas prontas para serem iniciadas, dentre elas, três de grande porte, e outras 11 atualmente em fase de licitação.
—–
Texto – Jony Clay Borges / Semsa