Vacinadores da Prefeitura de Manaus estão percorrendo comunidades e ruas de todos os bairros da capital para imunizar cães e gatos contra a raiva. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), integra a etapa urbana da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, que iniciou no dia 1º/10. A meta da mobilização é imunizar mais de 282 mil animais em todo o município.
Visitas casa a casa são conduzidas por equipes de vacinadores e registradores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Semsa, ocorrendo de segunda-feira a sábado, no período matutino, nos quatro Distritos de Saúde do município, Norte, Leste, Sul e Oeste. Os trabalhadores atuam em duplas, devidamente identificados e uniformizados com camisetas da campanha.
O gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, ressalta que a vacinação de cães e gatos visa proteger animais e seres humanos contra a raiva, sendo realizada anualmente como parte da estratégia da gestão municipal para prevenção e controle da doença.
“Esse é um momento de intensificação da vacinação antirrábica para proteger a nossa cidade contra essa doença, que infelizmente ainda não tem cura, não tem tratamento e é letal em quase 100% dos casos”, aponta o gerente.
Rodrigo enfatiza que a vacinação de cães e gatos é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo anual e obrigatória para cães e gatos com idade a partir de três meses e saudáveis. “Não é preciso apresentar nenhuma documentação para vacinar os animais, apenas receber as equipes e auxiliar na contenção do animal, para que nosso vacinador possa aplicar a dose de forma segura”.
Segundo a vacinadora Suane Rodrigues, de 27 anos, alguns moradores resistem em imunizar seus bichos por medo ou desinformação, e ressalta que a vacina é segura e essencial para a proteção dos animais e seus donos. Ela orienta os comunitários a ficarem atentos para a passagem das equipes, para não perderem a oportunidade de assegurar a proteção de seus animais.
“Sempre pela manhã vamos anunciando nas ruas e batendo às portas das casas. Não deixem de levar seus cachorros e gatos, o importante é vacinar”, reforça.
Foi exatamente o que fez a aposentada Leonete Rodrigues Santos, 64, que aproveitou a passagem das equipes pela rua onde mora, no bairro Educandos, zona Sul, nesta segunda-feira, 13/10, para vacinar seus dois bichos, a cadela Periguete, de 12 anos, e o cão Mailon, de 10. Ela destacou a comodidade da oferta da vacinação em casa.
“É bom demais, pois muitas vezes a gente não tem tempo ou até dinheiro para mandar vacinar numa clínica. É muito importante essa vacinação nos bairros”, ressaltou.
Também moradora do bairro da zona Sul, Fernanda Rosas, 50, levou nove felinos para receber a dose contra a raiva, na entrada de sua casa. “Todos os anos eu faço questão de vaciná-los, acho muito importante para a saúde e o bem-estar deles. Não perco uma campanha”, disse ela, após receber da equipe da campanha os comprovantes de vacinação dos bichanos.
A dona de casa Bárbara Joane teve trabalho para tranquilizar o bravio pinscher Sansão, de 1 ano, mas comemorou depois que o animal, já mais quieto, recebeu, dos vacinadores da prefeitura, sua primeira dose contra a raiva.
“Eu já ia buscar uma clínica veterinária, mas graças a Deus as equipes bateram aqui em casa para a vacinação. Acho muito importante essa campanha, e fico agradecida pela presença dos vacinadores”, declarou a dona de casa, que vive no Educandos há um ano.
Esporotricose
Conforme Rodrigo Araújo, além da vacinação de cães e gatos, todos os vacinadores contratados para atuar na campanha da prefeitura foram treinados também para identificar e sinalizar ao CCZ sobre possíveis casos de esporotricose entre animais domésticos e de rua, durante as ações de visitação nos bairros.
“Se ele percebe uma ferida suspeita, ele já dá orientações básicas para o tutor, recomendando que ele leve o animal para consulta no CCZ. As equipes do centro podem realizar visitas zoosanitárias para verificar as condições de saúde animal e orientar os donos de bichos na área”, informa o gerente.
A esporotricose, de acordo com Rodrigo, é micose subcutânea, causada pelo fungo do gênero Sporothrix, capaz de afetar tanto animais quanto seres humanos. “A ação dos vacinadores vai contribuir para reforçar o trabalho da Semsa de prevenção e controle dessa zoonose”, pontua.
Pontos fixos
Complementando a estratégia da campanha de vacinação casa a casa, a Semsa Manaus está imunizando cães e gatos contra a raiva em três pontos fixos, nas zonas Leste, Norte e Oeste do município.
São eles: o centro de convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, na rua Barreirinha, bairro São José, zona Leste, e o centro de convivência Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, Cidade Nova, zona Norte, ambos ofertando vacinação de segunda a sábado, das 8h às 12h; e o CCZ Manaus, na avenida Brasil, em frente ao Caic da Compensa, zona Oeste, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e sábados, das 8h às 12h.
Campanha
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal da prefeitura tem como meta, em 2025, imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 caninos e 80 mil felinos.
A primeira etapa da mobilização foi realizada de abril a julho de 2025, nas comunidades fluviais e terrestres da zona rural, alcançando um total de 6.775 animais vacinados, sendo 5.225 cães e 1.550 gatos.
Para informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha, a população pode entrar em contato com o CCZ Manaus, por meio do Whatsapp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484.
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Foto – Leonardo Rabelo/Semsa