Em alusão ao “Setembro Dourado”, campanha de prevenção e combate ao câncer infantojuvenil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (Gacc-AM) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), promoveu, nesta terça-feira, 26/9, uma palestra especial aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alvorada 1, na zona Centro-Oeste.
Com o objetivo de conscientizar a comunidade, a palestra abordou temas como os principais sintomas, instituições de apoio à criança com câncer e a importância da doação de sangue, periodicamente, para o tratamento de outras pessoas.
“É muito importante para nós que uma programação tão importante como essa seja realizada dentro do Cras. Queremos trazer para a comunidade o conhecimento necessário para que ela possa identificar entre si e seus filhos os possíveis sinais da doença e ter a ciência de como o tratamento é realizado, como o apoio pode ser fornecido e qual o papel do nosso hemocentro nisso tudo”, destacou a coordenadora do Cras Alvorada 1, Luciane Paixão.
De acordo com Simy Essucy, coordenadora social do Gacc-AM, instituição que realiza o atendimento socioassistencial a famílias do interior do estado em busca de tratamento na capital, é fundamental que o “Setembro Dourado” chegue em espaços como o Cras, com informações que sejam acessíveis aos comunitários e que agreguem à rede de apoio do município.
“Campanhas como essa são fundamentais não apenas para divulgar o nosso trabalho, mas também para estreitar ainda mais a nossa relação com os equipamentos da Rede de Proteção. Quando trazemos o Gacc para dentro do Cras, fazemos com que mais pessoas falem sobre o câncer infantojuvenil, que tenham conhecimento. É um momento que agrega ao nosso trabalho e ao trabalho do Cras, tão fundamental na vida dessas pessoas”, afirmou.
Socióloga da equipe de captação de doadores do Hemoam, Suzete Camurça ressaltou, ainda, o papel da população no combate a doenças onco-hematológicas, como a leucemia, a partir da doação periódica de sangue.
“O Hemoam, além de realizar o tratamento de pacientes com doenças onco-hematológicas, também é o grande banco de sangue do Estado do Amazonas. Muitos desses pacientes precisam de bolsas de sangue, dos subprodutos, como plaquetas e afins, então nosso papel, hoje, é mostrar para a comunidade que o combate ao câncer infantojuvenil também se encontra no ato de doar sangue, um ato solidário e que pode ser feito de maneira simples e rápida”, explicou.
A dona de casa Daiana Silva, 38, prestigiou a palestra acompanhada dos dois filhos e destacou a importância do momento para ela e sua família. “Eu gostei muito, pois eu mesma não saberia reconhecer alguns dos sintomas de câncer infantil citados aqui. Para mim, que sou mãe de duas crianças, acaba sendo muito importante, faz com que eu me mantenha atenta”, afirmou.
— — —
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc