A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou, de 12 a 14/11, a 4ª edição do projeto “Procon Manaus nos Bairros”, na Torre de Cidadania, localizada no bairro Japiim, zona Sul. A iniciativa levou serviços gratuitos diretamente aos moradores da região, reforçando o compromisso da gestão municipal em facilitar o acesso da população aos seus direitos.
A presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, destacou a importância da descentralização dos atendimentos. “Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão, levando orientação, resolução de demandas e oportunidades de negociação para perto de quem realmente precisa. O ‘Procon Manaus nos Bairros’ reforça nossa missão de garantir direitos e assegurar que o consumidor tenha acesso rápido e eficiente aos nossos serviços”, declarou.
Durante os três dias de ação, foram ofertados atendimentos de orientação, registro de reclamações e recebimento de denúncias. As concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus participaram com serviços de negociação de débitos, solicitação de nova ligação, cadastro na tarifa social e verificação de consumo. O Cartório de Protesto do Amazonas também marcou presença, disponibilizando consultas gratuitas de CPF e CNPJ e emissão de boletos para cancelamento de protestos.
Entre os consumidores atendidos, Ivaneide da Silva foi uma das beneficiadas. Ela procurou o Procon Manaus para resolver descontos indevidos em sua aposentadoria e relatou satisfação com o atendimento recebido.
“Eu vim aqui atrás de ajuda, porque estão descontando dinheiro da minha aposentadoria. Eu achei muito bom, porque cheguei pensando que não ia ser resolvido, mas o assistente me garantiu que vai sim, e já marquei minha conciliação para resolver isso. Foi muito bom, estou muito feliz. Eu achei gratificante, é uma bênção, porque é muito ruim a gente ter que se locomover para outro lugar. Quando eles vêm para o bairro, é uma bênção para a população”, disse.
O Procon Manaus reforça que os atendimentos na sede, localizada no shopping Phelippe Daou, e no ponto de atendimento da galeria Espírito Santo seguem normalmente. O órgão informa que novas edições do projeto já estão em planejamento para os próximos meses, ampliando o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor.
Texto – Lara Bernardes/Procon Manaus
Foto – Divulgação/Procon Manaus




