Como parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Manaus mobiliza as unidades de saúde com a realização de ações e estratégias voltadas à atenção e promoção à saúde da população negra da capital.
As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), têm o objetivo de contribuir para a luta contra o racismo e o preconceito, como uma importante estratégia para a melhoria dos indicadores de saúde dessa população, por meio do fortalecimento e da capilaridade das informações acerca dos agravos que mais acometem esse segmento e as formas de prevenção e autocuidado, conforme explica a chefe da Divisão Populações Vulneráveis, Ana Mádria Fonseca.
“Estamos realizando palestras, rodas de conversas e abordagens multidisciplinares em uma programação que contempla ações nos cinco Distritos de Saúde da Semsa. Estas atividades abordam, de forma transversal junto aos profissionais de saúde e a sociedade em geral, a questão do racismo e do preconceito. O objetivo é fortalecer os direitos sociais dessa população”, reforça Ana Mádria.
A programação desenvolvida nas unidades do Disas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural também contempla escolas e outros espaços de grande circulação de pessoas para que a relação entre a promoção à saúde e a garantia de direitos sejam reforçadas.
“Já realizamos a programação no Cmei Elza Damasceno, no bairro Santo Antônio, e hoje, os estudantes da escola municipal São Dimas, no bairro São Jorge, participaram das ações de Educação em Saúde. Estamos felizes com a receptividade da comunidade escolar”, observa a chefe da Divisão Populações Vulneráveis.
Na sexta-feira, 24/11, das 8h às 11h, o Disa Sul leva as ações de saúde ao Quilombo São Benedito, localizado no bairro Praça 14, zona Sul.
As equipes de saúde, vinculadas a unidade de saúde Vicente Pallotti e USF-32, vão ofertar serviços como aferição de pressão arterial, avaliação do índice glicêmico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consulta de enfermagem e orientação nutricional. A programação também contará com atrações musicais, capoeira, caminhada e danças.
— — —
Texto – Divulgação / Semsa