O ambiente do Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação é tradicionalmente formado por empresas e agências de comunicação de todo o Brasil. Em 2025, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) conquistou um lugar de destaque nesse cenário, levando para o palco nacional o reconhecimento de um trabalho de comunicação realizado a partir da Amazônia e voltado para dar visibilidade às causas socioambientais. Na cerimônia, realizada no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo (SP), Eunice Venturi, gerente de Comunicação da FAS desde 2020, recebeu o troféu onça-pintada na categoria “Executiva de Comunicação | Região Norte”, em nome do trabalho desenvolvido pela instituição.
Promovido pela Mega Brasil Comunicação, o prêmio reconhece as “feras” da comunicação e é considerado um dos mais relevantes do setor no Brasil. A conquista da FAS reforça que a comunicação, além de estratégia corporativa, pode ser também uma poderosa ferramenta de transformação social e ambiental, fortalecendo as vozes das comunidades tradicionais e mobilizando a sociedade em defesa da Amazônia. Neste ano, a FAS foi a única organização do terceiro setor a receber a honraria, destacando-se em meio a um ambiente majoritariamente formado por agências e empresas privadas.
O processo de escolha dos vencedores do TOP Mega Brasil ocorreu em duas etapas: a primeira com a indicação de nomes por profissionais da área e a segunda por meio de votação popular on-line. Na categoria de executivos de comunicação, 12 profissionais foram indicados inicialmente e cinco chegaram à etapa final, consolidando a diversidade e a representatividade da premiação.
Para a FAS, o prêmio é um incentivo para seguir firme em sua missão de comunicar para transformar. A comunicação institucional desempenha papel estratégico ao ampliar o alcance das causas socioambientais, engajar a sociedade e inspirar novas alianças em prol de uma Amazônia viva e de um mundo mais sustentável.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas.