Riad, na Arábia Saudita, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, são os primeiros destinos da apresentação de versão brasileira de 2023; conceito da produção favorece licenciamento para turnê internacional e temporadas de curta duração
A montagem brasileira de Wicked, criada em São Paulo em 2023, a primeira fazer a personagem Elphaba voar sobre a plateia, ganhará o mundo. O Instituto Artium de Cultura licenciou a produção para temporadas em países do Oriente Médio, África e Ásia. As duas primeiras capitais já estão definidas: Riad, na Arábia Saudita, de 3 a 20 de dezembro de 2025, e Dubai, nos Emirados Árabes, de 28 de janeiro a 15 de fevereiro de 2026. A exibição em Dubai foi anunciada em projeção no icônico Burj Khalifa.
O contrato de licenciamento permite que os produtores estrangeiros utilizem integral ou parcialmente os projetos desenvolvidos para a temporada de São Paulo, ou ainda que se inspirem neles. A iniciativa tem o aval dos detentores dos direitos autorais de Wicked e dos criativos envolvidos no projeto brasileiro –alguns deles já contratados para participar diretamente nas novas produções.
A negociação previu a montagem da versão brasileira do musical em diversos países, como Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Arábia Saudita, Turquia, Bulgária, Sérvia, África do Sul e Índia, além de outros mercados do Oriente Médio.
Segundo Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura, a produção de 2023, com forte presença de artes digitais em painéis de LED, é especialmente adequada para formatos de turnê internacional e temporadas de curta duração.
O produtor explica que, para percorrer vários países e continentes, em curto espaço de tempo, a produção pode apresentar diferentes elementos cênicos, a depender do tamanho e estrutura dos teatros em que serão apresentadas, e da duração da temporada naqueles países.
“É um passo modesto, mas é o Brasil construindo seu lugar no cenário mundial do teatro musical”, diz Carlos Cavalcanti.
Wicked 2025
Em cartaz no Teatro Renault desde 19 de março deste ano, Wicked já foi assistido por centenas de milhares de pessoas. Com Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), o musical tem sessões de quarta a sexta-feira, às 20h, e sábados e domingos, às 15h e às 19h30.