Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram, na última terça-feira (30/01), uma visita técnica à Província Petrolífera de Urucu, localizada na Bacia do Rio Solimões, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). A atividade ocorre em continuidade às tratativas de parceria entre a UEA e a Petrobras, após o contato inicial da empresa com projetos desenvolvidos na universidade.
O convite, feito pela Petrobras, teve como objetivo principal apresentar aos professores uma visão global das atividades executadas no Polo de Urucu, por meio do contato direto com a situação de campo. A partir da visita, os pesquisadores poderão aplicar melhorias em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) visando a realização de atividades em parceria com a empresa.
O diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Agin), professor Antônio de Lima Mesquita, explica que a aproximação entre a UEA e Petrobras tem acontecido ao longo dos últimos meses, período em que a universidade apresentou os projetos do portfólio. “O local possui uma excelente estrutura, e a empresa demonstra um sério compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. Vamos, a partir de agora, fortalecer nossos laços com a Petrobras para reapresentar nossos projetos, com a possibilidade de um convênio na área do meio ambiente”, disse.
Além do diretor da Agin/UEA, estiveram presentes o diretor da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Jucimar Maia Jr, e os docentes Marina Aranha, Luis Antônio Coutrim dos Santos, Ronaldo Pimentel Mannarino, Erasmo Ferreira Pessoa Junior, José Ruben Sicchar Vilchez, Ricardo Homero Ramírez Gutiérrez e Raimundo Júnior.