A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha nesta segunda-feira, 6/3, na rua Clarindo de Queiroz, principal via do bairro São Francisco, situado na zona Sul. As equipes atendem a solicitação dos moradores e executam os trabalhos de recapeamento asfáltico em 600 metros de via.
São mais de 30 trabalhadores, que contam com o auxílio de cinco caçambas, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, rolo compactador e uma bobcat, que dão velocidade na entrega da obra, são 380 toneladas de massa asfáltica aplicada na via.
O secretário de Obras, Renato Junior, vistoria os serviços e enfatiza que, na gestão do prefeito David Almeida, as equipes só aguardam a trégua da chuva para aumentar o ritmo dos trabalhos de recapeamento.
“São muitos desafios e muitas lutas, mas na gestão do prefeito David Almeida a gente enfrenta com muito trabalho e força de vontade. A chuva dá uma trégua e a equipe entra com o recapeamento, essa é a nossa missão”, afirma Renato Junior.
O aposentado Joaquim Gomes mora há 30 anos no bairro e afirma que é a primeira vez que está presenciando um recapeamento digno.
“Nunca teve recapeamento de verdade nessa rua, era só tapa-buraco. Eu me reuni com outros moradores e a gente teve a oportunidade de falar com o prefeito David Almeida aqui na feira do São Francisco e pedir infraestrutura para essa via principal que estava esburacada. O prefeito só pediu o nome da rua e já amanhecemos com as máquinas aqui na porta de casa, esse é o prefeito do povo, que atende”, relata o morador.
Na mesma rua, o autônomo Ivaldo Bacelar, de 65 anos, se emociona ao ver o asfalto passando na porta da sua casa.
“Foram três décadas de espera por uma infraestrutura de qualidade. Quando eu olhei as máquinas, larguei tudo o que tinha para fazer, só para apreciar o asfalto na porta da minha casa. A nota que eu dou é mil, só tenho de agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras Renato Junior, que atenderam nossa solicitação”, celebra Ivaldo.
Em outra frente de obras, na rua Clarindo de Queiroz, o distrito responsável pela zona Sul realiza os trabalhos de limpeza, desobstrução e confecção de tampa, em caixa coletora, que estava deteriorada e obstruída pelo acúmulo de lixo.
De acordo com a última atualização da plataforma on-line “Asfaltômetro”, 158 ruas foram contempladas na zona Sul, por meio do programa “Asfalta Manaus”, fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, que visa recapear 10 mil ruas na capital.