Com o objetivo de unir teoria e prática no ensino de Ciências e reforçar a conscientização dos estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino realizaram uma visita técnica à Serra do Tepequém, no município de Amajari.
A ação contou com o suporte técnico da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e da equipe especializada da DEA (Diretoria de Engenharia e Gestão Ambiental).
A atividade integra o projeto “Qualidade Microbiológica da Água: Fazenda Saraiva”, que analisou amostras coletadas em diferentes pontos da região, entre eles a Cachoeira do Paiva, Poção e Fazendinha Saraiva, sob orientação do professor Dr. José Dilson Teixeira.
Participaram do estudo os alunos Everton Luiz Nascimento dos Santos e João Arthur Santos Marques, com apoio técnico dos especialistas Claudemir Fernandes e Mozarildo Gomes, além do professor Leônidas Filho, da disciplina de Física.
Segundo o professor José Dilson Teixeira, o projeto teve um impacto significativo na formação científica dos alunos.
“O objetivo do projeto é avaliar a qualidade da água e sua importância para a saúde humana. A partir disso, buscamos entender como a água de boa qualidade pode prevenir doenças e problemas de saúde pública. No entanto, nem sempre é possível perceber a potabilidade da água apenas pela visão ou olfato. Por isso, é fundamental realizar análises para determinar se a água é segura para consumo”, destacou o docente.
Durante a visita técnica, os alunos acompanharam procedimentos físico-químicos e bacteriológicos, aprendendo a realizar testes de pH, turbidez e oxigênio dissolvido, além da verificação de coliformes totais e E. coli.
Os resultados foram positivos, as análises indicaram excelente qualidade da água na região para consumo humano, conforme os critérios da Resolução Conama Nº 274/2000.
O trabalho reforça o compromisso da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com a promoção de projetos pedagógicos que unem conhecimento científico e responsabilidade ambiental.
“Considerando o nível de ensino dos alunos do ensino médio, nosso objetivo foi apresentar conceitos básicos que oferecessem uma visão geral da área, com potencial para aprofundamento no ensino superior. O intuito é despertar o interesse deles pela pesquisa científica e mostrar como os métodos científicos e metodologias são aplicados em temas relevantes, como a qualidade da água. Além disso, por estarmos em uma região com grande potencial turístico, achamos importante investigar a qualidade da água local”, completou o professor José Dilson Teixeira.
Além de contribuir para a aprendizagem dos alunos, a pesquisa oferece informações relevantes sobre os recursos naturais da região do Tepequém, uma das áreas mais visitadas e de grande importância ecológica em Roraima.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed