No aniversário de 44 anos do partido, o presidente estadual, deputado Sinésio Campos, declarou que o PT juntamente com a federação pretende conquistar 10 prefeituras
Por propositura do deputado estadual Roberto Cidade (UB), ocorreu, nesta sexta-feira (09/02) no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a sessão especial em homenagem aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante evento que reuniu autoridades, filiados e convidados, o deputado estadual e presidente do PT-AM, Sinésio Campos, declarou que o partido deverá aumentar sua capilaridade.
Segundo o parlamentar, que também é o líder do partido na Aleam, os alinhamentos já iniciaram a fim de estruturar uma grande base de apoio para alavancar o desempenho nas urnas. “O PT sempre teve grande votação no estado. Eu não tenho dúvida, que em 2024, não será diferente. Hoje, temos apenas duas prefeituras sendo administradas por prefeitos petistas: São Gabriel da Cachoeira e Uricurituba. O PT, juntamente com o PC do B e PV, que integram a federação, conseguirá alcançar a vitória e passará a ocupar 10 prefeituras com prefeitos e prefeitas, que irão administrar com respeito à população, a criança e ao idoso, aos negros, aos indígenas aos cabocos ribeirinhos… Essa é a marca do PT: mandatos democráticos, populares e participativos”, destacou Sinésio.
Para mostrar a força do partido nas próximas eleições, foram apresentadas lideranças e políticos de vários municípios do interior que deverão colocar seus nomes à apreciação durante as convenções para concorrer tanto a cargos no executivo municipal quanto a cadeiras nas câmaras de vereadores.
União
Representaram o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a presidente estadual da legenda, a ex-vereadora de Manaus, Lúcia Antony e o ex-deputado estadual e professor universitário, Eron Bezerra. O político, que aniversariou, nesta sexta-feira, completou 71 anos, fez um discurso acalorado, onde defendeu a soma de esforços. “É muito importante termos, hoje aqui, não apenas filiados, mas militantes. A palavra militante significa aquele que luta por uma causa. Nós não lutamos por coisas, nós lutamos por causas e a nossa causa é a defesa do povo brasileiro”, afirmou Eron.
O político do PcdoB complementou que a federação tem planos de expansão. Adiantou que serão feitas tratativas no sentido de caminhar junto com o PSOL, Rede, PDT e outros partidos que sigam os princípios da esquerda e estejam alinhados com o governo do presidente Lula.
Estiveram presentes o ex-deputado federal, José Ricardo Wendling; o vereador de Manaus, Cícero da Silva, mais conhecido como Sassá da construção; e a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, que abordou a liberdade concedida pelo partido para as mulheres ocuparem cargos e espaços dentro da legenda de forma a se destacarem para, futuramente, serem gestoras públicas. “É chegada a hora do nosso partido e de outros partidos do campo de esquerda ampliar e consolidar a sua presença com maior número de integrantes e de lideranças em vários municípios e porque não em Manaus? O governo Lula está fazendo muito pelo nosso estado, pelas nossas cidades. A gente precisa estar na rua defendendo as nossas pautas”, pontuou Anne Moura.
Filiados e autoridades receberam diploma pelos relevantes serviços prestados ao povo amazonense. A solenidade encerrou com a apresentação da machinha da Banda do Gigante, que este ano homenageará a luta de Sinésio Campos contra a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), “Na banda do gigante não tem corte, só tem energia, paz e harmonia!”.
Banda
No próximo dia 12 de fevereiro, segunda-feira gorda de carnaval, a Banda do Gigante alegra os foliões na rua Engenheiro Vilar Fiuza da Câmara, bairro São José I, a partir das 18h.