Inspirada no livro “O monstro da poeira”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 5/7, o lançamento do 5º episódio do projeto Contação de Histórias, nas 84 unidades de ensino, que participam da programação. Com essa iniciativa, são beneficiados aproximadamente 10.800 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de 350 professores da rede.
Na terceira temporada, a ação é coordenada pelo Ocas do Conhecimento Ambiental da secretaria. Até o final do ano letivo, está previsto o trabalho pedagógico de nove episódios abordando a temática do meio ambiente.
O objetivo do encontro é trabalhar a educação ambiental de forma lúdica, para melhorar o entendimento dos alunos da modalidade sobre a conscientização da temática. A obra apresentada faz parte da coletânea de histórias do curso de especialização em Educação Ambiental, Coleção Jaraqui, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Para o coordenador do Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, o projeto representa mais uma ferramenta pedagógica para os educadores nas unidades de ensino, para trabalhar essa questão em sala de aula.
“Cada episódio é um tema da educação ambiental. Hoje está sendo lançado esse quinto episódio em 84 escolas, em particular aqui na Eliana Pacheco terá o mês todo para esse episódio ser trabalhado, com vídeos, dramatização, interpretação, leitura, enfim, depois é criado uma atividade em cima desse episódio. No final do mês, as escolas que conseguiram trabalhar enviam um relatório final. Por meio desses relatórios, nós fazemos as estatísticas. A gente vê que há um feedback positivo e que o nosso trabalho está sendo realizado com êxito”, disse.
Atividade
A escola municipal Eliana Socorro Pacheco Braga de Souza, Jorge Teixeira, zona Leste, que atende 1.040 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi palco do lançamento do 5º episódio do projeto Contação de Histórias. De acordo com a gestora Rossana Agahnejad, a unidade já tem seu projeto próprio sobre a temática “Brincar para não brigar”.
“A contação de história vem agregar valores com temas abordados pela escola de uma forma lúdica e muito agradável com personagens que estão sendo trabalhados com os alunos. Os professores entram dentro da sala de aula, colocam os vídeos, fazem perguntas, estimulam as crianças a viver a personagem, recriam as histórias na sala de aula, além de outras atividades. Nós estamos na zona Leste de Manaus considerada uma área vermelha na questão da higiene exterior e estamos com um projeto que desenvolvemos há muitos anos na escola com materiais recicláveis”, completou.
O aluno do 4º ano do ensino fundamental matutino, Gustavo Nil D’Avila Ferreira, de 9 anos, disse que aprendeu muito sobre a história contada, principalmente no ambiente do bairro com muitos problemas.
“Muitas vezes as pessoas jogam lixo nas ruas, vão para o bueiro e entope. Outra coisa, quando jogamos lixo no meio ambiente vai poluir as áreas das plantas e começam a não aguentar o lixo, e acabam morrendo e também poluindo os animais. Eu aprendi, quando nós jogamos o lixo nos rios, mares, nas praias e em muitos lugares o lixo vai entupir tudo, fazendo com que os bichos fiquem presos em sacos plásticos e acabem morrendo”, comentou.
História
Seu Mário e Dona Jiji resolveram dar um passeio na floresta encantada e foram até a beira do rio, chegando lá tomaram um susto enorme, o rio estava muito sujo e poluído. Com toda essa sujeira, Dona Jiji se lembra de uma historinha, do menino Paulino, que não tinha bons hábitos de higiene, não ajudava na manutenção da limpeza de sua casa, mas um dia ele teve um encontro que mudou a sua vida.
A história foi inspirada no livro O monstro da poeira, da coletânea de histórias do Curso de Especialização em Educação Ambiental, Coleção Jaraqui, da Ufam.
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Texto – Paulo Rogério / Semed