O dominó é um jogo de raciocínio lógico, estratégia e muita matemática — pré-requisitos presentes no dia a dia de qualquer engenheiro. Não por acaso, nos intervalos das aulas nas universidades do Amazonas, ele se tornou um dos passatempos favoritos dos estudantes. Agora, essa prática ganha um novo capítulo com o 1º Torneio de Dominó do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), que será realizado no dia 1º de novembro, na sede da autarquia, localizada na Rua Costa Azevedo, 174, Centro. As inscrições estão abertas, e a dupla campeã terá como prêmio a anuidade de 2026 paga pelo patrocinador do evento.
Entre os inscritos, uma dupla de peso já confirmou presença: o engenheiro civil e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (SENGE-AM), Hugo Tavares, e o engenheiro civil, diretor do Crea-AM e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), Alisson Leão.
Hugo relembra como começou na modalidade: “Comecei a jogar no antigo Clube Suplanzão com o saudoso Eng. Civil Alceu Sanches. Ele me ensinou as regras, a pontuação e as primeiras estratégias para vencer. O que me atraiu é que, desde criança, eu gostava de matemática e logo percebi que o jogo tem tudo a ver com essa ciência”, conta.
Para o presidente do SENGE-AM, engenharia e dominó caminham lado a lado: “O dominó estimula o raciocínio, requer foco e concentração. Mantém o cérebro ativo e faz bem à saúde mental e psicológica”, destaca.
Já Alisson Leão faz uma analogia entre o jogo e a profissão: “O dominó é um jogo de conexões lógicas — uma decisão errada pode comprometer todo o projeto. Cada peça, assim como cada etapa de um projeto de engenharia, deve ser colocada com precisão para evitar o efeito cascata de falhas. No dominó, planejamos as jogadas com base nas peças do adversário; na engenharia, projetamos soluções considerando as variáveis do ambiente”, explica.
Hugo também ressalta o caráter integrador do torneio: “Penso que foi mais um grande acerto da gestão da presidente Alzira Miranda, por fomentar a rede de contatos, promover a descontração e o clima de confraternização entre os profissionais do sistema Confea/Crea/Mútua.”
Alisson reforça o convite: “Quero convidar todos os profissionais do Amazonas a participar do 1º Torneio de Dominó do Crea-AM. É um encontro entre gerações, um momento de integração e valorização da engenharia”, afirma.
Além de troféu, a dupla campeã receberá a anuidade de 2026 paga pelo patrocinador do evento. As inscrições podem ser realizadas pelo link disponível no perfil do Instagram @crea.am Além do torneio, os participantes poderão participar do happy hour, com direito a chope e churrasco grátis.
Serviço:
O que é: 1º Torneio de Dominó do Crea-AM
Quando: 1º de novembro [sábado]
Onde: Sede do Crea-AM, Rua Costa Azevedo, 174, Centro
Horário: 10h [início]
Inscrições pelo link: https://www.even3.com.br/1-torneio-de-domino-do-crea-am-641733/?fbclid=PARlRTSANwVEdleHRuA2FlbQIxMQABp_Ojp3CJW7xYDdAjLVLu0MfrBREJsfiaEl-GPCr3-f2pMalJpRiO1S4IAsCo_aem_mGga0n3Kb3vPJErnHWUC1w
Foto: Divulgação Alisson Leão e Hugo Tavares




