Região concentra o maior número de pessoas aprendendo o idioma, embora ainda registre o menor índice de domínio da língua no país
A região Norte do Brasil, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que também será sede desta edição da COP30, é hoje o epicentro do interesse pelo aprendizado do inglês. Isso é o que revela a pesquisa “Idiomas e Habilidades”, realizada pela Pearson em parceria com a Opinion Box. Dos entrevistados, 43% afirmaram estar estudando o idioma. O dado coloca o Norte à frente do Sudeste (41%), Nordeste (39%), Sul (37%) e Centro-Oeste (37%), revelando um cenário de crescente engajamento com a aprendizagem de uma nova língua.
Apesar do entusiasmo, o Norte ainda é a região com o menor domínio proporcional do inglês (48%). A discrepância entre o interesse e o nível de fluência indica que há um potencial de avanço, especialmente quando consideradas as barreiras apontadas pelos próprios entrevistados: falta de tempo e dificuldades financeiras. Somados, esses são os principais motivos apontados pelos entrevistados para não estudar o idioma, correspondendo a 70% das respostas na pesquisa.
O estudo também revelou que aprender o idioma por conta própria é a preferência apontada pelos entrevistados da região Norte, alcançando 40% deles. Logo na sequência, o uso de aplicativos gratuitos aparece como segunda opção para o estudo do inglês, correspondendo a 39% dos ouvidos. Ocupando a terceira posição entre as respostas, 33% frequentam aulas formais. O levantamento também mostra que, para 48% dos respondentes da região, o motivo profissional é o principal impulsionador da busca por aprendizado do inglês.
Para Cinthia Nespoli, CEO Brasil da Pearson, os resultados reforçam um movimento importante de valorização do conhecimento como ferramenta de transformação. “O domínio do inglês amplia horizontes. Ele não serve apenas para o mercado de trabalho, mas também para desenvolver habilidades cognitivas, de comunicação e pensamento crítico. É sobre liberdade de escolha, seja para crescer na carreira, viajar, consumir conteúdo ou se conectar com o mundo”, afirma.
A executiva destaca ainda que a crescente adesão ao aprendizado do idioma na região Norte é um sinal de que o público está mais atento às demandas do mercado globalizado, além do impulso a partir de grandes eventos internacionais, com a COP30 em Belém. “O estudo mostra que o interesse é crescente, mas precisamos continuar fomentando oportunidades de acesso, com recursos didáticos flexíveis, acessíveis e voltados à realidade dos estudantes. O inglês é uma das competências mais valorizadas para o futuro do trabalho, e a região demonstra um potencial enorme para se destacar nesse cenário”, complementa Cinthia.
Sobre a pesquisa
A pesquisa Idiomas e Habilidades foi realizada pela Pearson, em parceria com a Opinion Box, entre 24 de fevereiro e 8 de abril de 2025. Foram entrevistadas 7.088 pessoas no Brasil, com faixa etária de 18 anos a 60 anos, abrangendo todas as regiões do país e diferentes classes sociais (AB, C e DE). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Sobre a Pearson
Na Pearson, nosso propósito é simples: ajudar as pessoas terem a vida que imaginam por meio do aprendizado. Acreditamos que cada oportunidade de aprender é uma chance para avançar pessoalmente. É por isso que cerca de 18.000 dos nossos funcionários estão comprometidos em criar experiências de aprendizado vibrantes e enriquecedoras, projetadas para causar impactos positivos na vida real. Somos a empresa líder mundial em soluções de aprendizagem ao longo da vida, atendendo clientes em quase 200 países com conteúdo digital, avaliações, qualificações e dados. Para nós, aprender não é apenas o que fazemos. É quem somos. Visite-nos em pearsonplc.com.



