Para ampliar a ambição climática, Conferência em Belém deverá acelerar o fim dos combustíveis fósseis e traçar um plano para zerar o desmatamento, além de ampliar a adaptação e o apoio financeiro aos países mais vulnerabilizados
O relatório síntese Relatório de Síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas de 2025 (NDC Synthesis Report 2025) publicado pelas Nações Unidas nesta terça-feira (28) mostra que, apesar de avanços em relação às NDCs anteriores, as novas contribuições nacionais são muito inferiores à redução necessária para manter viva a principal meta do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
“Se as novas NDCs apresentadas forem efetivamente cumpridas, este relatório da ONU indica que as emissões globais irão reduzir em 17 % até 2035 em relação à 2019, uma redução muito baixa comparada à redução necessária indicada pelo IPCC, de 60% até 2035”, explica a especialista em política climática do Greenpeace Brasil, Anna Cárcamo.
“O relatório da ONU deixa evidente que os compromissos climáticos atuais não bastam para garantir um futuro seguro. A COP30 deve responder de forma efetiva para ampliar a ambição e a justiça climática, acelerando o fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento, e ampliando a adaptação e o apoio financeiro aos países mais vulnerabilizados”, complementa Cárcamo.
A especialista também chama atenção que o relatório síntese das NDCs lançado nesta terça-feira avaliou apenas as 64 NDCs que foram apresentadas até o final de setembro de 2025, menos da metade dos países membros do Acordo de Paris.
“Países grandes emissores, como a União Europeia e a China, ainda não apresentaram oficialmente suas NDCs. Às vésperas da COP30, esperamos que todos os países apresentem suas novas NDCs antes de Belém, para que possamos ter uma real avaliação do tamanho da ambição climática – ou da falta dela – para contermos a emergência climática”, alerta Cárcamo.
Sobre o Greenpeace Brasil
O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.




