O Dia Mundial do Turismo, celebrado neste sábado, 27 de setembro, marca a nova fase de desenvolvimento do segmento em Roraima, conforme o Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima).
Segundo o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, neste dia o setor celebra a força da transformação pelo turismo. Ele afirmou que Roraima caminha no rumo do desenvolvimento sustentável, alinhado à grande expectativa também de crescimento do segmento, com importantes resultados a serem comemorados na data.
Ele destacou, dentre outros, o Programa de Etnoturismo em Terras Indígenas com a recente vitória da comunidade indígena Kauwê, localizada no município de Pacaraima, vencedora do Prêmio Nacional de Turismo Responsável 2025.
Ainda no Norte de Roraima, a comunidade indígena Raposa I, no município de Normandia, promove mais uma edição do tradicional Festival das Panelas de Barro da Raposa, além de oferecer experiências turísticas extraordinárias registradas no Ministério do Turismo por intermédio do projeto Experiências do Brasil Original.
De acordo com Bruno, nesta temporada, Roraima também registrou um significativo crescimento da pesca esportiva, com a realização do 3º Festival da Pesca Esportiva do Tucunaré pela prefeitura de Caroebe no lago da Usina Hidrelétrica de Jatapu. O Festival consagra-se como o importante momento de abertura da temporada de pesca esportiva 2025/ 2026 para o Estado de Roraima.
Além disso, diversos eventos realizados no Estado durante o ano já fazem parte do calendário tradicional de grandes realizações que comemoram o turismo sustentável e de transformação. Um deles é a Tepequém Up, uma tradicional corrida de altitude que ocorre na Serra do Tepequém no município de Amajari.
Outro destaque para Roraima foi o pré-lançamento da marca Amazônia, apresentada no dia 5 de setembro, durante o Amazontech 2025, realizado na UFRR (Universidade Federal de Roraima). A marca será lançada oficialmente para o Brasil no próximo dia 8 de outubro durante a Expo ABAV 2025 no Rio de Janeiro.
“A marca ganhará pelas mãos da Embratur o mercado internacional, oferecendo o turismo de transformação da Amazônia como grande protagonista do modelo de desenvolvimento sustentável que toda a região e o Estado de Roraima vêm trabalhando nos últimos anos”, disse Bruno.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial do Turismo foiinstituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1980 para reconhecer a força de um dos setores que mais crescem no planeta.
Em 2025, o tema escolhido: “Turismo e Transformação Sustentável” ganha relevância especial para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, conduzindo as discussões globais sobre o futuro da atividade.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jacildo Bezerra
FOTOGRAFIA: Divulgação