Para garantir uma distribuição adequada das vagas e assegurar que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à escola mais próxima de suas residências, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou nesta semana reuniões sobre o Reordenamento da Rede Estadual de Ensino para as Matrículas 2026.
As reuniões envolveram gestores e secretários escolares das 56 escolas da capital, divididas pelos oito territórios educacionais que possuem o maior fluxo de atendimento de alunos do estado. Os encontros, iniciados na terça-feira, 25, foram concluídos na manhã desta quinta-feira, 27.
De acordo com Raimunda Rodrigues, secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, todo esse trabalho garante que o aluno seja acolhido da forma correta e em conformidade com a lei.
“Precisamos nos preparar para receber esses estudantes com cuidado e responsabilidade. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina que as matrículas devem priorizar a escola mais próxima da residência da família. O reordenamento nos permite organizar essas vagas, conhecer o quantitativo de concluintes do 5º ano e garantir que todos tenham acesso à sua escola de referência”, afirmou.
Ela reforça que o planejamento evita superlotação em algumas unidades e falta de vagas em outras.
“A rede cresce a cada ano, e só com planejamento conseguimos manter o equilíbrio entre demanda, estrutura e atendimento pedagógico”, pontuou.
Nos encontros, as equipes da Seed esclareceram dúvidas, organizaram dados e alinharam procedimentos para o atendimento do crescimento da demanda estudantil no próximo ano letivo. A estimativa é que cerca de 5.943 alunos da rede municipal ingressem na rede estadual em 2026.
O reordenamento da rede envolve uma série de ações estratégicas, incluindo o levantamento das vagas disponíveis em cada unidade escolar, o estudo para abertura de novas turmas, o planejamento para possível implantação da EJA (Educação de Jovens e Adultos), além da distribuição dos alunos por território. Também são analisadas a infraestrutura e a capacidade de atendimento de cada escola.
O diretor do Departamento de Educação Básica, Edson Leite, destacou que o reordenamento é estratégico para assegurar o bom funcionamento das escolas.
“A rede de ensino tem capacidade para atender toda a demanda da sociedade, com suporte e estrutura adequados. No entanto, há uma busca excessiva por determinadas unidades de ensino, o que acaba sobrecarregando algumas e deixando outras com vagas ociosas. É um desequilíbrio que precisa ser abordado, para garantir que todas as unidades sejam utilizadas de forma eficiente e atendam às necessidades da sociedade”, enfatizou.
Inclusão de Dados Online
A partir deste ano, a inclusão dos dados das escolas, como número de alunos por série, modalidades de ensino oferecidas e capacidade de atendimento, passa a ser realizada de forma mais dinâmica.
A plataforma digital reúne informações administrativas e pedagógicas, permitindo atualização imediata por parte da gestão escolar e acompanhamento em tempo real pelos técnicos da Seed. É possível também identificar instantaneamente quais escolas possuem maior ou menor disponibilidade de vagas.
Calendário Escolar 2026
A elaboração está sendo conduzida por uma comissão formada por representantes da Seed, do CEE/RR (Conselho Estadual de Educação), do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima), gestores de escolas e estudantes.
O documento organiza toda a dinâmica do ano letivo, definindo os dias letivos, períodos de planejamento e jornadas pedagógicas, férias escolares, atividades avaliativas e a programação de eventos educacionais, como os Jogos Escolares e as Feiras de Ciências.
O documento final será analisado pela comissão nesta quinta-feira, 27, com previsão de divulgação oficial para o dia 1º de dezembro. Caso seja aprovado, as matrículas na rede estadual de ensino acontecem de 06 a 16 de janeiro de 2026, diretamente nas unidades.
O Edital de matrículas deve ser divulgado na segunda semana de dezembro. A Seed reforça que todas as informações sobre matrícula, territorialização e indicação das escolas de referência serão divulgadas com antecedência, garantindo que as famílias tenham tempo para se organizar com tranquilidade e compreender cada etapa do processo.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed




