Os próximos dias serão de temperatura atípica no Amazonas, de acordo com dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). No interior, as temperaturas podem cair para até 17°C. Já a capital, Manaus, não sentirá grandes efeitos, com média entre 23ºC e 29ºC.
Em todo o Brasil, os serviços de meteorologia apontam uma semana de frio intensa até o próximo domingo (22). Em algumas cidades do país, há previsão de neve e “chuva congelante”. O clima em alguns estados já começou a mudar na segunda-feira (16).
O Censipam aponta que municípios como Boca do Acre, Eirunepé, Ipixuna, Envira, Guajará, Itamarati, Lábrea, e Pauini, no sul do Amazonas, deverão sentir as temperaturas mais baixas entre esta terça (17) e quinta-feira (19) , alternando mínimas entre 20°C e 17°C.
Em Manaus, que concentra a maior parte da população do Estado, os efeitos serão sentidos em menor intensidade. A temperatura pode cair para 22°C durante a madrugada desta quarta (18) e quinta (19), sendo que a média mínima será de 23°C. Nesses dois dias, as máximas estarão entre 28°C e 29°C.
De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia, os dias serão de céu nublado em grande parte do período, com ocorrência de chuvas e tendência de ventos fracos a moderados ao longo do dia.
“A gente sabe que em relação à temperatura, esse não vai ser só um fenômeno que vai causar essa queda de temperatura na capital amazonense, mas também vai aumentar a quantidade de nebulosidade por esses dias e não vai deixar a temperatura máxima ficar muito alta”, explicou.
Apesar dos efeitos leves, a população manauara vai, pelo menos, sentir o clima mais “ameno” nos próximos dias, afirmou Melo.
FONTE: G1