Senador do Amazonas acompanhou Lula em viagem ao município para relançar Luz para Todos
Acompanhado do presidente Lula (PT), o senador Omar Aziz (PSD-AM) desembarcou nesta sexta-feira (4) no município de Parintins para a inauguração da nova subestação de energia elétrica da cidade. A visita tem como objetivo principal relançar o programa Luz Para Todos, com a nova estrutura que beneficia mais de 100 mil habitantes de Parintins, que enfrentava constantes problemas de fornecimento de energia.
Durante o evento, o senador Omar Aziz destacou a importância dos investimentos para o progresso da região e, além de frisar a relevância da subestação de energia elétrica, revelou que solicitou ao governo federal mais recursos adicionais para o projeto de revitalização da orla da cidade. O projeto de revitalização da orla de Parintins representa uma obra há muito tempo esperada pela população para potencializar a economia local, que tem no turismo o seu alicerce. Com a obra, espera-se que a cidade possa receber um maior número de visitantes e, consequentemente, movimentar o setor de comércio e serviços.
“Eu falei para o presidente Lula da dificuldade que nós tivemos nos últimos três anos para aprovar uma emenda de R$ 60 milhões para fazer da Orla de Parintins a mais bonita do Amazonas. Presidente, tudo era dificultado para a gente, agora com o seu governo conseguimos avançar com esse projeto. Lógico, que os R$ 60 milhões que dava para fazer a obra três anos atrás, com a inflação e o avanço dos preços, pedi ao presidente nos ajudar com mais recursos”, declarou Aziz.
Nesta nova fase, o Luz para Todos vai beneficiar cerca de 500 mil famílias até 2026. O programa leva energia elétrica à população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, a ação tem como objetivo garantir a erradicação da pobreza energética e o desenvolvimento social e econômico. O relançamento contou ainda com a presença do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) em Parintins.
Ao agradecer o título de cidadão parintinense, o presidente Lula falou ainda da importância de combater a fome no país.“Eu voltei porque eu tinha que recuperar a dignidade de homens e mulheres desse país. De fazer uma luta mundial contra a desigualdade”, reforçou Lula.
Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade dependia de uma usina termelétrica movida a diesel, que consumia cerca de 45 milhões de litros desse combustível anualmente, com alto impacto ambiental.