A Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) marcou presença no Amazontech 2025, um dos principais espaços de integração tecnológica, científica e institucional da região. O evento reúne até este sábado, 6, especialistas e gestores para discutir caminhos de desenvolvimento sustentável e fortalecimento de políticas públicas para a Amazônia.
Representada pelo secretário adjunto, Fábio Martinez, e pelo analista de planejamento e orçamento, Yuri Cesar de Lima, a Seplan participou, na tarde desta sexta-feira, 5, do painel “Indicadores Sociais na Amazônia”. A exposição também contou com a contribuição do economista Haroldo Amoras, ex-secretário da pasta, que compartilhou sua experiência para enriquecer o debate.
Durante a palestra, os gestores da Seplan ressaltaram a importância do monitoramento de dados e informações qualificadas para orientar políticas públicas que respondam às demandas sociais da região.
“Os indicadores sociais são fundamentais para compreender a realidade local e para a construção de políticas públicas eficazes. A presença da Seplan aqui reafirma nosso papel nesse processo de análise de dados que orienta o planejamento e o desenvolvimento de Roraima”, destacou o secretário adjunto Fábio Martinez.
Martinez também pontuou a relevância da troca de experiências entre gerações de servidores da pasta. “Tivemos a contribuição do economista Haroldo Amoras, que teve uma participação histórica dentro da Seplan, somada ao olhar da nova geração de técnicos, como o professor Yuri, que ingressou recentemente no quadro de analistas de planejamento”, acrescentou.
Para o analista Yuri Cesar de Lima, a presença da Seplan no Amazontech reforça o compromisso do Governo de Roraima em valorizar a pesquisa, os dados e o planejamento como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento social e econômico sustentável.
“Em um momento em que a Amazônia ocupa o centro das atenções nacionais e internacionais, com a proximidade da COP-30, o Amazontech se torna um espaço essencial para refletirmos sobre indicadores sociais que revelam a realidade regional e local. A Seplan tem um papel decisivo nesse processo, pois dentre as nossas atribuições está a de transformar dados em estratégias que gerem impacto positivo na vida da população”, afirmou.
Já para o economista Haroldo Amoras, a participação da Seplan no Amazontech reforça o compromisso da Secretaria em contribuir para o desenvolvimento do Estado de Roraima.
“Quando temos o indicador como referência, a Secretaria e o Governo podem atuar de forma mais assertiva para minimizar ou resolver problemas. Se o IDHM está baixo, por exemplo, é a partir desse dado que o Governo define ações políticas e mecanismos de intervenção econômica e social para promover melhorias onde for necessário”, destacou Amoras.
O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, também enfatizou a relevância de aproximar os indicadores sociais do setor produtivo.
“Qualquer planejamento, qualquer definição de atuação institucional, seja utilizando recursos públicos, como os do Governo do Estado e das prefeituras, ou privados, como os aplicados pelo Sebrae, deve ser orientado por indicadores. Quando esses indicadores refletem a realidade, permitem definir ações capazes de transformar a sociedade e, assim, cumprir nossa missão”, frisou Baú.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Maria Fernanda Azevedo
FOTOGRAFIA: Stevens Sebastian