Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • TCE-AM reprova contas da Câmara de Coari e determina devolução de R$ 55,4 mil aos cofres públicos
    • PC-AM prende homem por crimes no âmbito da violência doméstica contra a companheira
    • Polícia Militar do Amazonas prende homem com mais de 1,2 kg de droga ao tentar fugir pela janela
    • Detran-AM: Ações de fiscalização recuperam motocicleta furtada e removem ‘amarelinho’ com motorista embriagado em Manaus
    • Prefeitura de Manaus entrega Habite-se do conjunto Ozias Monteiro 2 para Suhab
    • Aproximadamente 36 mil estudantes da Prefeitura de Manaus participam do 4º simulado do programa ‘Educa+ Manaus’
    • Duas crianças são atropeladas em avenida da zona norte de Manaus
    • Assembleia Legislativa aprova PL de Delegado Péricles que prevê multa de até R$ 50 mil para quem desviar medicamentos distribuídos pelo Estado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Entretenimento»Série Rio Negro lota Teatro Amazonas no último concerto da temporada
    Entretenimento

    Série Rio Negro lota Teatro Amazonas no último concerto da temporada

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM29 de dezembro de 2023Nenhum comentário6 Mins Read
    Fotos: Caio Di Biasi
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Estreia amazonense da obra “À Brasiliana” foi o destaque da noite

    Manaus– Antes de começar o último espetáculo gratuito da primeira temporada da “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos”, nesta quinta-feira (28.12), às 20h, o Teatro Amazonas já estava lotado. O quarto programa da série encerrou as atividades em 2023, com o concerto realizado pela Orquestra Pró Cultura do Amazonas.

    O destaque da noite foi a estreia amazonense do compositor pernambucano, radicado no Amazonas há 27 anos, Timóteo Esteves, com a composição “À Brasiliana”. A composição fala sobre o Brasil e dos ritmos brasileiros, como o maracatu, samba e MPB.

    “Fizemos a estreia mundial dessa obra em Brasília, ano passado. A composição recebeu o prêmio pela Academia Claude Brendel Brasil- França 2022. E agora, finalmente, pude apresentar “À Brasiliana” no palco do Teatro Amazonas, na Série Rio Negro e para o público da terra onde realizei a minha formação”, declarou o compositor Timóteo Esteves.

    À Brasiliana

    A obra é dividida em três movimentos: Brasiliana; Jornada Etérea e Saudoso Carnaval.

    Segundo o compositor, o primeiro movimento apresenta acordes evolutivos usando a harpa e o violão. As madeiras e as cordas estão juntas nessa harmonia. Após uma breve introdução, com a movimentação dos ritmos brasileiros, é realizada a entrada da cuíca e uma grande batucada africana.

    “O segundo movimento, é sobre a passagem dessa vida para outra. A morte é um assunto tão delicado e evitado, mas tive grandes perdas que me levaram às emoções necessárias para escrever esse movimento. Apesar de ser um movimento lento, escolhi dar efervescência rítmica e isso gerou mais impacto na melodia. A música tem algumas frases que escolhi fazer em uníssono, essas frases são como um grande lamento lacrimoso. A música termina bruscamente como um coração parando, o tímpano faz o som do coração e as madeiras fazem o bip da máquina que vai descompassando até fatalmente parar de bater”, explica Timóteo.

    O terceiro movimento tem característica de samba, bem rítmico com harmonias e melodias que mudam bastante.

    Timóteo Esteves é natural de Recife, Pernambuco. É violoncelista e pedagogo formado pela Universidade Federal do Amazonas. É integrante da Amazonas Filarmônica há mais de dez anos.

    Dvořák e Wagner

    O concerto apresentou ainda a obra da sinfonia número 8, em sol maior opus 88, de Antonín Dvořák, e ainda, “Die Meistersinger von Nürnberg” (Os Mestres Cantores de Nuremberg) do compositor alemão Richard Wagner.

    Sucesso de Público e crítica

    O público recebeu o espetáculo com muita emoção. Na plateia e nas frisas dos Teatro Amazonas era visível o contentamento por meio dos aplausos, de quem apreciou o concerto.

    “Que maravilha! Que espetáculo maravilhoso! Sempre que foi possível, eu acompanhei os concertos da Série Rio Negro”, comentou a aposentada Conceição Fabi.

    Jornalistas com atuação de mais de 30 anos no mercado da comunicação, Karime Leão e Mário Adolfo, fizeram críticas positivas do projeto da Série Rio Negro e sobre o último concerto da primeira temporada.

    “A Orquestra Pró Cultura e o maestro Rubens Souza demonstaram uma experiência musical fantástica, fechando a primeira temporada com chave de ouro. Foi emocionante mesmo, só posso falar bravo, bravo! Já estou ansiosa pela temporada 2024”, relatou a jornalista Karime Leão.

    “Esse tipo de projeto precisa ser incentivado sempre. Eu fiquei impressionado com a obra “À Brasiliana” do músico Timóteo Esteves. Seria muito bom pensar em apresentações como essa aos domingos, pela manhã e também no anfiteatro da Ponta Negra”, ressaltou Mário Adolfo.

    Trajetória da Série Rio Negro

    O programa da primeira temporada da Série Rio Negro foi composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura ocorreu no dia (06.09), no Teatro Amazonas. O segundo concerto no dia (21.10) e o terceiro no dia (18.11), ambos no Teatro ICBEU. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro no Teatro Amazonas, está marcado para o dia (28.12), com o concerto de fim de ano.

    Foram realizadas duas palestras musicais no mês de novembro: “Conhecendo os metais graves da Orquestra”, na Escola Estadual Diana Pinheiro, bairro Educandos, e ainda, “A Orquestra e a nossa história”, na Escola Estadual Petrônio Portela, bairro Dom Pedro. Neste mês de dezembro a terceira palestra musical “Conhecendo a família das cordas”, na Escola Estadual Áurea Braga.

    “Hoje celebramos o sucesso de público e de crítica da “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos”. Alcançamos um público presencial com os quatro concertos e as três palestras musicais de quase três mil pessoas, isso sem falarmos do alcance com as transmissões ao vivo da TV Encontro das Águas, para mais de 50 municípios do Amazonas e nas redes sociais da TV Estatal e do projeto da Série Rio Negro”, analisa o maestro Rubens Souza, diretor artístico do projeto.

    Pró Cultura do Amazonas

    A Orquestra Pró Cultura do Amazonas possui uma configuração com 50 componentes. A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.

    Transmissão ao vivo

    A “Série Rio Negro” tem transmissão ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas, TV aberta 2.1, NET 513, e também pelo Facebook e Youtube, para mais de 50 municípios do Amazonas.

    Incentivo à Cultura

    O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da Atem Distribuidora.

    O patrocínio cultural é do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do patrocínio, o ICBEU é parceiro do projeto, a Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do Instituto.

    A Série Rio Negro tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais. Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus.

    A primeira temporada teve a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

    Evento: “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos”
    Assessoria de Comunicação: Mail Comunicação Estratégica

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Influenciador Mau Mau é criticado após fazer pergunta tosca para manauara: “nunca caçou um javali ou capivara?”

    26 de abril de 2025

    Turnê 20 anos: Jorge fará show solo em Manaus após problema de saúde de Mateus

    24 de abril de 2025

    Isabelle Nogueira nega romance com empresário paulista e condena boatos

    25 de março de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.