Dando início às atividades da campanha “Novembro Azul”, da Prefeitura de Manaus, servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na manhã desta terça-feira, 7/11, de uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu no auditório da secretaria, localizado na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
A ação, organizada pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, tem o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância da prevenção e informar sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, participou da palestra e reforçou a importância do autocuidado com a saúde. “É ótimo ver esse auditório cheio de homens. Durante a palestra só pensei nos meus irmãos que já passaram dos 40 anos e todos os anos fazem exames. Mas, para aqueles que não acham necessário ou têm vergonha de fazer exames, é muito importante esse momento de esclarecimento. Não esqueçam nunca que cada um de nós é parte da vida de outra pessoa e precisamos nos manter saudáveis”, disse.
A palestra foi conduzida pelo médico Oncologista da Manausmed, doutor Dimas Melão, que explicou sobre os primeiros sintomas da doença e como a pessoa deve proceder.
“Eu fico extremamente feliz em receber esse tipo de convite, em ver esse auditório cheio de homens interessados em saber mais sobre o assunto, esse momento promove informação sobre a saúde do homem, fazendo com que ele vá mais ao médico, que muitas vezes só vai quando o caso já está grave, ou puxado pela mulher, que às vezes precisa enganar o marido para que ele faça uma consulta com o urologista. É necessário acabar com o preconceito, e esse tipo de evento faz exatamente isso”, esclareceu o médico.
Em uma parceria Semed e Manausmed, durante todo o mês de novembro serão realizados 25 atendimentos com médico urologista, para servidores acima de 45 anos. Para reforçar e encorajar outros homens, o coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida, Ronaldo Barreto, contou como descobriu o câncer e como foi curado.
“Câncer é uma palavra muito agressiva, ligada à morte. Em abril deste ano, comecei a sentir meu corpo estranho, pressão um pouco elevada e muitos amigos diziam que eu deveria ir ao médico e após fazer vários exames o resultado saiu e eu tive a certeza de que estava doente. No momento bate aquele desespero, a gente pensa que é o fim, mas os amigos me ajudaram a ter confiança e assim fui levando, até chegar o dia da cirurgia. Hoje estou há quatro meses operado e curado. Descobrir a doença no início é fundamental, para que sejam realizados todos os procedimentos. Então, eu incentivo que todos os homens façam anualmente o exame”, concluiu Barreto.
— — —
Texto – Érica Marinho / Semed