Evento reúne profissionais e gestores para aprimorar processos, qualificar equipes e ampliar o diálogo institucional
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, na quinta e sexta-feira (27 e 28/11), o I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho, no auditório do Centro Universitário Fametro, em Manaus. O evento reúne profissionais, gestores e representantes institucionais. O objetivo é fortalecer a política de gestão do trabalho e aprimorar práticas voltadas à valorização dos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos destaques do evento foi o lançamento, nesta quinta-feira, do Sistema Conexão DGTES, ferramenta que irá melhorar a comunicação com os servidores e facilitar o acesso a informações relacionadas à gestão do trabalho.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o evento representa um marco para o fortalecimento do setor. “A gestão do trabalho é um pilar fundamental para garantir condições dignas de atuação aos nossos profissionais. Iniciativas como esta promovem integração, escuta qualificada e desenvolvimento contínuo, beneficiando diretamente o atendimento prestado à população amazonense”, afirmou.
O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira (1° a 5/12) para treinamento e atualização cadastral dos departamentos de RHs das unidades e a partir do dia 10 de dezembro para os servidores no site da SES-AM.
O acesso também será por meio de link e QR Code, onde o profissional preenche seus dados com login e senha. O sistema permite ter acesso a informações sobre sua vida funcional, RHs, solicitação de férias, folga natalícia, acompanhar e lançar licenças, entre outros serviços. A plataforma traz agilidade, eficiência e resolutividade, substituindo o antigo sistema baseado em documentos. Essa ferramenta visa otimizar processos, reduzindo custos para SES-AM e facilitando a vida do servidor.
“Essa plataforma é mais um avanço da SES-AM. O servidor poderá resolver todas as questões relacionadas à sua vida funcional. Hoje, estamos entregando aos representantes das unidades, coordenadores das áreas de Recursos Humanos ou Gestão do Trabalho de cada unidade, que farão a distribuição aos servidores para que possam acessá-la e começar a utilizá-la imediatamente”, explicou Silvio Romano, secretário Executivo da SES-AM.
Promovido pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), o encontro tem como propósito criar um espaço de diálogo, troca de experiências e qualificação técnica, abordando temas essenciais para o desenvolvimento das equipes e o aprimoramento dos fluxos administrativos da saúde estadual.
A diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, reforçou que o evento visa ao fortalecimento da política de gestão do trabalho no SUS, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, que definem a Gestão do Trabalho como o conjunto de ações voltadas à valorização, qualificação, organização e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, reconhecendo que são eles o coração do sistema.
Participaram do encontro o secretário executivo da SES-AM, Silvio Romano; o gerente de Cadastro de Pessoal (GCP), Sergio Luiz dos Santos; a gerente de Educação na Saúde e Humanização (GESH), Francileide Bindá; o gerente de Remuneração e Benefícios (GRB), Yann Pinheiro; o gerente de Movimentação de Pessoal (GMP), Diego Cabral; e a Gerente de Gestão do Trabalho (GGT), Hynara Melice de Araújo Barbosa.
Também estiveram presentes a secretária executiva adjunta de Gestão de Recursos Humanos da SEAD/AM, Andreza Helena da Silva; o diretor de Previdência da AMAZONPREV, Alan Kardec Soares; e a presidente da Junta Médica Pericial do Estado do Amazonas, Glaura Janne Mota de Vasconcelos Dias. O evento contou ainda com a participação do coordenador técnico da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASS (CTGTES), Haroldo Pontes, além do Representante da Secretaria Executiva Adjunta de Saúde Digital, Claudino Leite de Oliveira.
Ao longo dos dois dias, serão realizadas mesas-redondas, orientações técnicas e momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas dos participantes. Entre os temas abordados estiveram avaliação periódica de desempenho, movimentação de pessoal, cadastro e remuneração de servidores, orientações previdenciárias e procedimentos da Junta Médica do Estado.
Foto: Evandro Seixas / SES-AM




