Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Sesau (Secretaria de Saúde de Roraima) vai ofertar exames de mamografia por livre demanda ao longo do mês, como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A partir desta terça-feira, 7, o Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin inicia a realização dos exames, que serão ofertados sem necessidade de agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço.
Para o atendimento, é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.
“Orientamos que essa paciente venha com antecedência, se sentir algo alterado, busque o cuidado, o atendimento na unidade básica, que seja referenciado para nós em tempo hábil para que tenha um sucesso nesse tratamento caso detecte algo”, afirmou diretora-geral da unidade, Taynah Almeida.
Mulheres a partir dos 40 anos podem comparecer ao Centro de Referência, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, bairro Aparecida, para realizar o exame, seja pela primeira vez ou como parte do acompanhamento de rotina.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e o segundo com maior taxa de mortalidade, segundo o Ministério da Saúde. A mamografia é o principal método de rastreamento da doença, capaz de identificar alterações ainda em estágio inicial e aumentar significativamente as chances de cura.
Taynah enfatiza que o atendimento rápido e o encaminhamento correto podem fazer a diferença no tratamento.
“O Outubro Rosa ficou como um marco para toda mulher pensar em se cuidar, fazer o autocuidado, mas no modo geral, todo dia é dia de se cuidar, se amar. No Outubro Rosa focamos na parte da mama, em decorrência de várias doenças que tenha cometido, sejam benignas ou malignas”, destacou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau