A CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu nesta sexta-feira, 10, a reunião de 2025 do Comitê de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade em Roraima.
O comitê foi criado em 2023 com o objetivo de alinhar diretrizes, executar ações de maneira coordenada e reforçar a logística de distribuição de vacinas para os 15 municípios, os dois Distritos Especiais Indígenas e operações especiais de acolhimento, como a Força-Tarefa Logística Humanitária, presente em Roraima.
“Montamos um comitê para que todos estejamos alinhados, porque a prioridade nesse processo é a saúde da população roraimense, e que todos estejam imunizados. Trabalhar em conjunto melhora a cobertura vacinal e é isso que estamos fazendo dentro desse comitê”, afirmou o gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), Vinícius Vieira.
O comitê atua de forma integrada com diversas áreas da saúde pública, sendo um importante instrumento para o planejamento, monitoramento e fortalecimento das ações de vacinação, especialmente diante dos desafios logísticos e territoriais de Roraima.
“O PNI [Programa Nacional de Imunizações] cuida tanto das orientações e diretrizes das normativas técnicas da área da imunização, mas o Estado não executa a ação da vacinação. Além de cuidar de todo esse processo, também cuidamos do armazenamento e distribuição de insumos”, ressaltou o gerente.
A enfermeira Juliane Alves, representante técnica da imunização no Dsei Yanomami, comentou sobre os desafios da vacinação em áreas de difícil acesso.
“Trabalhamos com uma população de difícil acesso, e se a gente não tiver alinhado com o PNI a nível nacional, a nível estadual também, não conseguimos desenvolver nossas ações dentro do território, porque precisamos justamente se planejar e conseguir executar e o micro planejamento é fundamental para que toda essa etapa aconteça”, disse.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau