O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Diretoria de Saúde (Disau), realizou nesta terça-feira (30) o evento “Setembro Amarelo 2025: Lute pela vida! Se precisar, peça ajuda!”.
A ação segue as diretrizes da gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que tem priorizado iniciativas voltadas ao bem-estar dos servidores, valorizando também o cuidado com seus familiares. “Cuidar da saúde mental é um compromisso que ultrapassa o ambiente profissional. Quando oferecemos apoio e escuta aos nossos servidores, também estamos protegendo as famílias e fortalecendo a nossa instituição”, afirmou a conselheira-presidente.
Coordenado pela psiquiatra do TCE-AM, Dra. Loren Rodrigues Cavalcante, e com palestra da psicóloga Ana Lúcia Mitouso, o encontro contou com uma dinâmica de relato de casos, apresentação musical e a discussão de estratégias de enfrentamento voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.
“O evento deste ano foi super especial. Nós tivemos palestrantes convidados e o tema deste ano é ‘Lute pela vida’, então nós trouxemos uma temática mais alegre, mais animada para falarmos como vale a pena viver”, explicou a Dra. Loren.
A programação reforçou ainda a importância da saúde mental no bem-estar coletivo e destacou a necessidade de estimular o diálogo, combater estigmas e incentivar a busca por apoio.
Durante a palestra, Ana Lúcia ressaltou a importância do acolhimento assertivo nas esferas de convivência, principalmente no ambiente de trabalho.
“Nosso encontro foi totalmente dedicado à questão do acolhimento. A questão do Setembro Amarelo é algo que impacta e acontece diariamente. Várias pessoas acabam tirando suas vidas. E muitas vezes, um acolhimento de forma assertiva muda a vida das pessoas. Eu sempre digo que nós precisamos ‘amorizar’ o espaço onde nós estamos. E aqui, no nosso trabalho, é como se fosse a nossa casa também. […] A gente precisa fazer com que as pessoas se voltem para a luz e não para a escuridão.”
Mara Carla, do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), destacou a relevância da iniciativa para o cotidiano profissional.
“Essas palestras nos ajudam no dia a dia e nos dão equilíbrio para enfrentar momentos difíceis. É uma forma de tornar a rotina mais leve e saudável.”
Texto: Adríssia Pinheiro
Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM