O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), continua promovendo a oficina de manuseio e manutenção de ferramentas agrícolas no território Yanomami, para o fortalecimento da agricultura sustentável e da segurança alimentar dos povos indígenas.
A iniciativa, executada pela Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional), em parceria com a Associação Ypassali e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). O foco é oferecer suporte técnico e prático, incentivando a produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, promovendo assim mais autonomia produtiva e qualidade de vida às famílias indígenas.
Nesta segunda etapa, a oficina, ministrada por técnicos agrônomos da Setrabes, está sendo realizada nas associações hutukara, Texoli e Urihi, que receberam 96, 170 e 40 kits de ferramentas agrícolas, respectivamente. Além da manutenção dos equipamentos, os participantes estão sendo capacitados em novas técnicas de cultivo, voltadas ao aumento da produção e à sustentabilidade das comunidades.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que o foco é incentivar a produção de alimentos saudáveis às famílias indígenas.
“O Governo atua no desenvolvimento social e na promoção da qualidade de vida de toda a população de Roraima, por meio de políticas de assistência social e capacitação profissional, proporcionando assim o impacto positivo dos programas executados na diminuição da insegurança alimentar em todo o território”, disse.
“A Setrabes deu início à segunda etapa da entrega de kits de ferramentas no Território Yanomami. Técnicos em agronomia do Governo estão acompanhando a entrega para oferecer capacitação e prática, garantindo que os povos indígenas possam utilizá-las as ferramentas no dia a dia dentro da floresta para sua subsistência e autonomia”, destacou, o coordenador da Cesan, Junior Almeida.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz




