Ministra dos Povos Indígenas destacou, durante o Bom Dia, Ministra, as prioridades para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, como o reconhecimento dos territórios indígenas
Durante participação no programa “Bom dia, Ministra” desta quarta-feira, 6 de julho, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, elencou as prioridades da pasta para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, no Pará. Ela ressaltou que os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos diariamente pelos povos indígenas. Para ela, o tema é urgente e exige um compromisso firme dos países desenvolvidos.
“Muitas pessoas e nós, povos indígenas, já sentimos os impactos das mudanças climáticas no dia a dia, com muitas alterações de estações, com grandes secas e grandes enchentes. É um tema urgente e precisamos cobrar o compromisso dos países desenvolvidos para que assumam acordos que venham, de fato, enfrentar as mudanças climáticas”, disse.
A ministra ressaltou que é fundamental acreditar no sucesso da Conferência a ser realizada no Brasil. “Eu acho que nós temos que focar, acreditar e apostar que essa COP precisa dar certo. É a primeira COP na Amazônia, estamos falando da COP da floresta, da participação, da inclusão e também da implementação. Eu prefiro focar sempre na parte positiva, daquilo que é urgente, do que precisa ser acordado”, afirmou a ministra.
RECONHECIMENTO – Para Sonia Guajajara, o reconhecimento dos territórios indígenas é uma das pautas prioritárias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ela destacou que esses territórios são comprovadamente os mais preservados e detêm a maior biodiversidade do país, graças à forma de vida sustentável dos povos indígenas.
“O que estamos debatendo e apresentando é esse reconhecimento dos territórios indígenas como uma das alternativas eficazes para mitigar a mudança do clima. Comprovadamente são os mais preservados, têm maior biodiversidade e essa proteção é feita pelo próprio modo de vida dos povos indígenas. A gente traz como uma das pautas prioritárias e como uma das medidas para o Brasil alcançar as metas assumidas no Acordo de Paris, com as NDCs”, ressaltou.
CICLO COPARENTE — Como parte das ações preparatórias para a COP30, a ministra destacou o Ciclo COParente, uma iniciativa estratégica composta por 14 encontros realizados em diferentes regiões do país. O objetivo é articular, informar, debater e mobilizar a participação dos povos indígenas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas no evento global.
“Não é só chegar lá e cobrar do governo brasileiro, afinal de contas, a COP30 é um evento global das Nações Unidas e esses líderes precisam assumir compromissos conjuntos. Nós, do Ministério dos Povos Indígenas, estamos com várias iniciativas de preparação para a participação indígena. Estamos agora com o ciclo Coparente, que é essa preparação em todas as regiões do Brasil”, destacou.
QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta-feira a Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC); Rádio Nova Brasil FM (São Paulo/SP); Rádio Guarani (Santarém/PA); Rádio Monte Roraima (Boa Vista/RR); Portal Imirante (São Luís/MA); e Rádio Difusora BandNews (Manaus/AM).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República