Tecnologia SENSING CORE, desenvolvida pela empresa japonesa, estreia em caminhões da Isuzu e usa sensores do próprio veículo para alertar sobre o afrouxamento de porcas
A Sumitomo Rubber Industries, fabricante dos pneus Dunlop, Falken e Sumitomo no Brasil, anuncia que sua tecnologia exclusiva de sensoriamento, SENSING CORE, foi adotada pela primeira vez por uma montadora japonesa, estreando oficialmente em veículos que chegaram ao mercado em outubro. A empresa vem desenvolvendo o SENSING CORE para detectar condições dos pneus, do veículo e do pavimento, contribuindo para enfrentar diversos desafios da mobilidade moderna.
A tecnologia está presente no novo caminhão pesado GIGA, da Isuzu Motors, que traz de fábrica o Sistema de Detecção e Previsão de Desprendimento de Rodas. O modelo fez sua estreia pública durante o Japan Mobility Show 2025, um dos maiores eventos automotivos do país.
Como funciona o SENSING CORE e os benefícios que ele oferece
O SENSING CORE é uma tecnologia de software que analisa dados de velocidade das rodas, juntamente com informações do sistema de controle do veículo, para detectar diversas condições relacionadas aos pneus e ao solo. Entre suas funcionalidades estão o monitoramento de pressão, desgaste e carga, além da identificação precoce de sinais de desprendimento de rodas.
O sistema instalado no novo GIGA foi projetado para detectar o afrouxamento dos parafusos das rodas enquanto o veículo está em movimento. Caso uma anomalia seja identificada, o sistema alerta o motorista por meio de um aviso sonoro e uma mensagem no painel. Essa capacidade permite identificar o problema mesmo durante a condução, complementando as inspeções convencionais e a experiência do condutor, o que representa um avanço fundamental na prevenção de acidentes causados por rodas soltas.
“Estamos muito satisfeitos com a adoção do SENSING CORE no novo caminhão pesado GIGA, da Isuzu Motors, contribuindo para aprimorar a segurança veicular. Seguiremos expandindo o uso dessa tecnologia para outros modelos, concretizando a filosofia da Sumitomo Rubber de criar ‘um futuro de alegria e bem-estar para todos’ e apoiando a evolução da mobilidade,” afirma Takeshi Asakura, diretor executivo e gerente-geral da Divisão de Sistemas Automotivos da Sumitomo Rubber Industries.
O novo caminhão GIGA equipado com o SENSING CORE
O novo GIGA combina eficiência, conforto, segurança, capacidade de carga e estabilidade operacional em um alto nível. Equipado com sistemas avançados de assistência à frenagem e direção, o modelo foi desenvolvido para a era da direção autônoma, ajudando a prevenir e mitigar acidentes e a garantir operação estável.
Com o redesign completo da cabine, o GIGA também contribui para aumentar a produtividade e o crescimento dos negócios e das operações logísticas de seus clientes. A meta de vendas é de 12 mil unidades por ano.
Contexto: prevenção de acidentes por desprendimento de rodas
De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, foram registrados 120 acidentes com desprendimento de rodas em veículos pesados em 2024, muitos deles após a troca para pneus de inverno e, em alguns casos, resultando em vítimas fatais.
A Associação Japonesa de Fabricantes de Pneus Automotivos (JATMA) vem reforçando a importância de medidas preventivas durante a manutenção, como a inspeção e o reaperto corretos dos parafusos das rodas, para evitar esse tipo de ocorrência. No entanto, como o afrouxamento pode ser difícil de perceber enquanto o veículo está em movimento, o desenvolvimento de tecnologias capazes de detectar sinais precoces tornou-se uma prioridade para a indústria automotiva.
A Sumitomo Rubber tem investido há muitos anos em tecnologias inovadoras com foco nos pneus. Com base na experiência adquirida com o Sistema de Alerta de Perda de Pressão (DWS), a empresa vem aprimorando o SENSING CORE, que deverá gerar novos valores para a sociedade de mobilidade de próxima geração. Agora, uma de suas principais funções — o Sistema de Detecção e Previsão de Desprendimento de Rodas — entra em aplicação prática, marcando mais um passo no compromisso da companhia com a segurança e a inovação.
Dezembro de 2025
Sobre a Dunlop – Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
Há mais de um século, John Boyd Dunlop revolucionou o transporte com a invenção do pneu, dando origem à marca Dunlop. Atualmente, como parte do grupo Sumitomo Rubber Industries, a Dunlop figura entre os seis maiores fabricantes de pneus do mundo (ranking “Leading tyre manufacturers” de 2024). Sua sede mundial no Japão abriga um moderno centro de P&D e três campos de prova.
No Brasil, a fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande (PR) é a mais moderna do país, adaptando a tecnologia às necessidades dos brasileiros. Inaugurada em outubro de 2013, a unidade recebeu um investimento total recebeu um investimento total de R$ 2,45 bilhões, impulsionado por 3 ciclos de expansão de capacidade produtiva. O aporte mais recente, superior a R$ 1 bilhão, foi anunciado em 2021 e concluído no final de 2024, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. Única fábrica no país a produzir pneus com a exclusiva tecnologia TAIYO (Sun) System – processo sem emendas que garante maior precisão e segurança – e também fabrica os pneus Falken e Sumitomo.
A Dunlop comercializa pneus para carros de passeio, vans, SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e motocicletas. O slogan ‘Quem Tem, Anda Bem’ traduz a promessa da marca de uma experiência de direção segura, tranquila e de alta performance
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